Cidade

Ônibus do transporte público passam por fiscalização

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania iniciou a operação de vistoria em ônibus do transporte coletivo urbano na cidade. A fiscalização preventiva começou nesta segunda-feira (13) e termina na quarta-feira (15) no pátio da empresa responsável pelo transporte. As vistorias são realizadas sempre a partir de meia-noite para evitar o transtorno da falta de ônibus para os usuários.

Agentes da Assessoria Municipal de Trânsito e Transporte (Asttran) participam das vistorias, que são acompanhadas por um responsável pela empresa que realiza o transporte coletivo urbano em Araxá.

De acordo com secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, o objetivo da fiscalização é garantir a qualidade da frota no atendimento ao usuário nas 27 linhas disposta na cidade, que atendem em média 15.600 passageiros por dia.

O secretário destaca ainda que a vistoria veicular é um item de fundamental importância nos transportes coletivos, pois garante a segurança no transporte dos usuários e cumpre as normas da regulamentação de cada categoria de transporte público.

Os agentes da Asttran verificam o estado de conservação e das condições gerais dos ônibus, bem como de seus condutores, junto à empresa que presta serviço à comunidade araxaense buscando detectar e dar soluções nas irregularidades. A vistoria também trará maior conforto ao cidadão bem como confiabilidade nos serviços prestados pela empresa de transporte.

Itens Vistoriados

Na vistoria deve observar, especialmente, itens relacionados à segurança, conforto, higiene, funcionamento, acessibilidade e conservação. Os fiscais observam as condições internas e externas e também o estado dos pneus, luz na placa, faróis, pisca, luz de freio, limpadores de para brisas. Serão testados ainda o acionamento das portas automáticas, o piso antiderrapante nos degraus, as condições dos bancos, barras e pegadores, janelas e acionamento da campainha.

Na parte interna do ônibus é necessário estar afixado avisos de proibido fumar e falar com o motorista. Outra informação é sobre o número de passageiros sentados e em pé. Os assentos prioritários para idosos e gestantes devem estar identificados. E na questão acessibilidade é cobrado que toda a frota tenha elevadores para portadores de necessidades especiais. Caso algum item precise ser regularizado é dado um prazo para a empresa e os fiscais voltam para uma nova verificação em um período previamente marcado.

Os usuários do transporte coletivo também podem auxiliar a Asttran na verificação da qualidade do serviço e dos ônibus disponibilizados para atender as linhas e itinerários. Caso os passageiros verifiquem que algum desses itens não está sendo cumprido, podem entrar em contato com a Asttran no número (34) 3669.8076.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…