Categorias: Cultura

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no pátio da FCCB

A comunidade de Araxá e região tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente ao concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que vem sendo aplaudida em todo o Brasil, no noite deste sábado (15), no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Sob regência do maestro Marcelo Lehninger, regente assistente da orquestra, o repertório contemplou os chamados clássicos populares, apresentando obras bastante conhecidas.

Segundo Lehninger, o programa selecionado para a turnê faz uma viagem musical ao redor do mundo. O concerto tem início com a peça As Bodas de Fígaro: Abertura, obra bastante conhecida do alemão Wolfgang Amadeus Mozart que, como o próprio título diz, faz referência à abertura do espetáculo, com o propósito de chamar a atenção do público para o concerto que se inicia.

Em seguida, em homenagem ao bicentenário do compositor polonês Frédéric Chopin, a Filarmônica executou Polonaise, composição para piano que recebeu orquestração do russo Aleksandr Glazunov.

A viagem musical seguiu rumo à Itália e a Orquestra apresenta Vésperas Sicilianas: Abertura, de Giuseppe Verdi, que faz referência ao episódio da libertação da Sicília, com a revolta dos italianos seguida do massacre dos invasores à ilha.

O alemão Felix Mendelssohn, após uma viagem ao “país da bota”, encantou-se pela cultura local e compôs sua 4ª Sinfonia, conhecida como Sinfonia Italiana, na qual as danças populares da Itália fornecem alguns dos motivos musicais da obra.

Do russo Piotr Ilich Tchaikovsky o público conferiu Valsa das Flores, peça também bastante popular que integra o balé O Quebra Nozes, última composição do gênero escrita por Tchaikovsky.

Da Europa, o programa partiu para as Américas e é do norte-americano Aaron Copland a obra que a Filarmônica executou em seguida. Fanfarra para um homem comum, composta na década de 1940 para metais e percussão, foi escrita exatamente pensando no dia-a-dia de um homem comum, que trabalha para sobreviver.

Os argentinos Astor Piazzolla e Alberto Ginastera encerraram o concerto, respectivamente, com Oblivion, tango orquestrado pelo maestro Fabio Mechetti, e Malambo, última dança de Estância: Suíte de Balé, peça muito dançante e empolgante.

O concerto contou com o apoio da Prefeitura de Araxá e FCCB, e patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). O evento teve a presença do governador Antonio Anastasia

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…