Categorias: Cidade

Passeata marca a Semana da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade para atividades referentes à Semana da Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica em Araxá. Nesta quarta-feira, mais de 100 pessoas entre pacientes e profissionais do hospital Casa do Caminho e dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps AD (Álcool e Drogas) e Caps II Maria Pirola -, fizeram uma passeata passando o recado da igualdade social para população com distribuição de panfletos.

O trajeto percorrido iniciou na Praça Dom Bosco e finalizou no Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania por meio da Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran).

A coordenadora do Caps II Maria Pirola, Cristiane Andrade, ressalta a importância da realização da semana. “A gente sempre está fazendo esse movimento para não deixar de esquecer da Lei da Reforma Psiquiátrica que é a de n° 10.226 de 2001, que luta pela questão da não opressão dos portadores de transtornos mentais”, destaca.

A psicóloga e coordenadora do Caps AD, Ísis Silva, acrescenta que a passeata representa uma grande autoestima aos pacientes. “Nós vamos mobilizar toda a população de está indo para ruas conscientizar sobre a importância de humanizar o paciente com transtornos mentais”, reforça.

A Semana Antimanicomial em Araxá termina nesta sexta-feira (15), com a confraternização com pacientes e profissionais do Setor de Saúde Mental, a partir das 9h, no Salão de Festas da Fundação Maçônica de Araxá.

Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica

A Luta Antimanicomial surgiu para construir de um modelo de saúde mental substitutivo, em detrimento das práticas manicomiais, nas quais pessoas com sofrimento psíquico eram hospitalizadas e isoladas do convívio social.

Com a Reforma Psiquiátrica, se busca a interação entre a pessoa com transtornos mentais e a sociedade, reforçando o direito de cidadania a esse tipo de paciente. A partir desse conceito, foram implantados os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que fornece atendimento alternativo em todo o país.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…