Educação

Patrulha do Patrimônio reúne cerca de 500 alunos participantes

Cinco escolas visitaram oito pontos turísticos tombados. Na terceira etapa, alunos concorrem à premiação para 10 melhores redações sobre os passeios turísticos culturais.

Cinco escolas da rede municipal, oito pontos de patrimônio histórico tombado, cerca de 500 alunos participantes. Somados, esses números representam o êxito da segunda etapa do projeto Patrulha do Patrimônio, realizado por meio de passeios turísticos culturais entre 25 e 29 de setembro. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araxá tem como objetivo incentivar a educação patrimonial e o turismo. A literatura também ganhou destaque, pois os alunos do ensino fundamental II participam de premiação com a produção de textos (redações) sobre o que viram e sentiram.

“Através deste projeto pretendemos incentivar a educação patrimonial e literária ao mesmo tempo, além de colaborar para formar futuros cidadãos que desde jovens se apropriem de sua história e de seu acervo. Jovens capazes de compreender e valorizar o sentido do Patrimônio Histórico, capazes de viver e conviver com a ética e respeito ao Patrimônio Cultural da cidade de Araxá. Pretendemos assegurar aos alunos o fato de que eles já são sujeitos da história de Araxá”, explica a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Annette Akel.

A ação foi desenvolvida com estudantes das escolas municipais Aziz J Chaer, Dona Gabriela, Manoela Lemos, Professora Leonilda Montandon, Professora Romália Porfírio de Azevedo e Oratório Nossa Senhora Auxiliadora. A participação no projeto conferiu aos alunos o título de Patrulheiros-Mirins de Araxá. O trajeto foi realizado com passagem pela Árvore dos Enforcados, Praça Governador Valadares, Museu da Câmara Municipal, Museu Histórico de Araxá (Dona Beja), Igreja Matriz de São Sebastião, Igreja Matriz de São Domingos, Colégio São Domingos de Gusmão e Fundação Cultural Calmon Barreto. Por questões de logística e organização, a cada ano participarão cinco escolas.

Concurso de redações

A terceira etapa do projeto, destinada a produção de textos, ocorre entre 2 e 6 de outubro. A pré-seleção das melhores redações será realizada pelas professoras nas próprias escolas, entre os dias 18 e 19. Já no dia 24 de outubro, essas redações pré-selecionadas serão entregues para avaliação da Comissão Julgadora, professores do Uniaraxá e membros da Academia Araxaense de Letras, que julgarão entre os dias 25 e 27 de outubro elegendo as 10 melhores redações.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…