Categorias: Veículos

Peugeot cupê RCZ: para desfilar e pisar fundo

É um carro de nicho, vai vender um pouco mais de uma dúzia de unidades por mês. Mas certamente vai ser uma boa vitrine para Peugeot divulgar o poder da marca no mercado brasileiro.

Lançado no mercado europeu em 2009, o RCZ, cupê esportivo finalmente chega ao Brasil para entender quem busca uma máquina para acelerar e aproveitar a emoção proporcionada pelo eficiente motor turbo de 165 cavalos.

O RCZ é um cupê montado sobre a mesma plataforma do 308 e do crossover 3008, tem um aspecto robusto mas um desenho elegante. Internamente oferece conforto para quatro pessoas, com destaque para os bancos esportivos (em forma de concha).

O volante é revestimento de couro, os pedais são de alumínio e, no painel, um charmoso relógio analógico. Os bancos traseiros têm fixação para cadeirinha de criança e o porta-malas tem bom espaço, capacidade para 321 litros e, 639 litros com os bancos rebatidos.

O carro vem em versão única e já traz de série o sistema de freios ABS com ESP e controle de tração inteligente (ASR). Tem também quatro airbags, rodas de alumínio aro 18 (19 como opcional), faróis de duplo xenon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital bi-zone, para-brisas acústico e sistema de som de alta fidelidade. O carro tem um sistema que não deixa o carro voltar (durante três segundos) quando o motorista tira o pé do freio para dar a partida na subida.

O motor é um 1.6 turbo de injeção direta de gasolina com 165 cavalos de potência e 24,5 mkgf de torque, que acelera de 0 a 100km/h em 8,4s e atinge 213 km/h. Esse motor, desenvolvido em parceria com a BMW, é do tipo downsizing: baixa cilindrada, alta potência, bom torque e econômico. O câmbio é automático sequencial de seis marchas.

O carro tem aerofólio traseiro móvel, que contribui para uma melhor aerodinâmica. A peça se movimenta em duas posições de acordo com a velocidade do carro: a primeira posição é aberta quando o carro passa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a velocidade fica inferior a 55 km/h), e a segunda posição é acionada a partir de 155 km/h. Vale destacar que é possível ativar a posição 2 por meio de um botão localizado no console central, se o condutor assim desejar.

A carroceria do RCZ tem alto nível de segurança, com três pontos de reforço dianteiros para absorção de energia em caso de impactos e quatro airbags (dois frontais e dois laterais).

O carro tem um sistema de proteção ao pedestre. Ao detectar a colisão, o capô eleva-se a até 65 mm em apenas 0,1 segundo, reduzindo as consequências de um eventual atropelamento.

O Peugeot RCZ é produzido na Áustria, numa fábrica especializada em modelos exclusivos e construídos em pequena escala. No caso, já saíram mais de 30 mil unidades para cerca de 80 países.

O Brasil recebeu um lote de 200 unidades e em 2012 a empresa quer vender 15 carros por mês.

O carro concorre principalmente com o Audi TT, Mercedes SLK e o BMW Z4 e custa R$ 139,9 mil.

Com AutoInforme

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…