Economia

PIB de Minas Gerais retrai 0,6% no terceiro trimestre de 2016

Depois de ter apresentado sinal de relativa estabilização, com desempenho ligeiramente positivo no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre imediatamente anterior, o Produto Interno Bruno (PIB) mineiro voltou a apresentar resultado negativo. No terceiro trimestre de 2016 houve retração de 0,6%, em termos reais, em relação ao segundo trimestre do ano, considerando a análise da série com ajuste sazonal.

Os dados são parte do Monitor FJP – Produto Interno Bruto – 3° Trimestre/2016, publicado pela Fundação João Pinheiro (FJP) no site da instituição. No caso do PIB brasileiro, para o mesmo período e na mesma base de comparação, o resultado divulgado pelo IBGE apresentou uma retração de 0,8%.

Os dados revelam que a retração do PIB mineiro foi resultado de desempenho negativo nos três setores produtivos: agropecuária (-3,8%), indústria (-1,0%) e serviços (-0,5%).

Diferentemente do que ocorrera no período anterior, o setor agropecuário apresentou resultado negativo no terceiro trimestre de 2016, em comparação com o trimestre anterior. Desta feita, a expansão da produção de café arábica no trimestre não foi suficiente para compensar a queda na quantidade produzida de diversas culturas, tais como o milho 2ª safra, feijão 2ª e 3ª safra, sorgo, trigo, banana, abacaxi, cebola e mandioca.

Já a retração da indústria em Minas Gerais no terceiro trimestre de 2016 na série com ajuste sazonal esteve relacionada ao desempenho de três dos quatro subsetores em que a metodologia do PIB trimestral permite desagregar a atividade industrial: a construção civil (-2,3%), a indústria de transformação (-1,1%) e a extrativa mineral (-1,1%).

Em relação à construção civil a performance desfavorável ainda está atrelada ao excesso de oferta de unidades residenciais prontas e à dificuldade de repasse para compradores finais em um contexto de restrição de crédito e endividamento das famílias.

No caso da indústria de transformação, o resultado negativo pode ser atribuído ao ritmo mais fraco na produção de bens de capital (máquinas e equipamentos, produtos de metal e veículos automotores), além da queda na fabricação de fumo e minerais não-metálicos.

O desempenho da indústria extrativa mineral segue sendo afetado pelos efeitos do rompimento da barragem de Mariana em um cenário de baixa nos preços internacionais do minério de ferro.

Apenas o segmento de energia e saneamento apresentou expansão (3,1%), que pode ser explicada pela melhora na geração hidroelétrica estadual.

Nos serviços, a queda de 0,5% no nível de atividade foi influenciada pelas retrações nas margens de transporte (-1,9%) e de comércio (-0,8%), além do comportamento do agrupamento de outros serviços (-1,4%).

A exemplo do que ocorreu no trimestre anterior, os subsetores de aluguéis e administração pública apresentaram oscilação positiva, de 0,4% e 0,3%, respectivamente.

Acumulado no Ano

No período que vai de janeiro a setembro de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado, Minas Gerais apresentou redução de 3,1% do PIB. No mesmo período, e na mesma base de comparação, o PIB brasileiro decresceu 4,0%.

O setor agropecuário foi o responsável por atenuar a retração do PIB mineiro, que também apresentou crescimento no PIB estimado para os subsetores da indústria de energia e saneamento (13,7%), e de serviços de aluguéis (2,3%) e de administração pública (0,5%).  No entanto, a expansão de 6,3% no PIB do setor agropecuário foi ofuscada pela retração de 7,4% no PIB do setor industrial e de 2,2% no PIB do setor de serviços.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…