Categorias: Cidade

Prefeito lamenta situação da pandemia e reitera que sempre esteve ao lado dos comerciantes

A Prefeitura de Araxá realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (8), com o objetivo de explicar e orientar a população sobre a Onda Roxa, imposta pelo Governo do Estado e que está em vigor no município desde domingo (7).

O prefeito Robson Magela demonstrou preocupação com a economia e a saúde pública municipal e regional. “Não queríamos chegar nesta situação, sempre deixamos claro que estaríamos do lado dos comerciantes”, afirmou.

A Onda Roxa, do programa estadual Minas Consciente, impõe por 15 dias medidas mais duras contra a propagação da Covid-19 em regiões que apresentaram risco iminente de colapso na saúde pública. “Estou ao lado dos empresários, e sempre vou estar. Porém, precisamos cumprir esses 15 dias de forma responsável. A partir do momento que conseguirmos baixar o número de pessoas na UTI, poderemos voltar a andar com as nossas próprias pernas e aderir decretos municipais mais flexíveis”, explica Robson Magela.

O objetivo das medidas é restabelecer a capacidade de atendimento hospitalar para preservar a rede de Saúde de Araxá e região. “Estamos do lado das pessoas que dependem dos seus empregos para sobreviver, mas temos que pensar na saúde também. Como solução a curto prazo, iremos melhorar a estrutura do Disque-denúncia e ampliá-lo para que, além de um canal de denúncias, funcione como um espaço que consiga orientar a população”, enfatiza o vice-prefeito Mauro Chaves.

Nesta fase em que a região se encontra, o poder público não tem a opção de escolher entre aderir ou não ao programa Minas Consciente. E por ser um problema regional, e não municipal, a determinação do Estado é impositiva. “A Onda Roxa não faz sentido se for fragmentada, senão ela não tem resultado. O objetivo maior é reduzir a ocupação de leitos, por isso ela tem que ser regionalizada”, salienta a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra.

Robson reitera que o momento agora é de união. “Eu sei que é difícil para todos. Mas é melhor ser um pouco paciente hoje, para não ser um paciente na UTI da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) amanhã”, conclui.

Ver comentários

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…