Cidade

Prefeitura apura denúncias e transfere casas populares

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, está investigando denúncias de imóveis alugados ou invadidos nos residenciais que fazem parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Dois casos já foram concluídos este ano e depois do cancelamento dos contratos, novos mutuários receberam o direito as casas.

São cerca de 50 denúncias em apuração, sendo que alguns beneficiários já assinaram o destrato e foram obrigados a deixar as casas. Os imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ não podem ser alugados, vendidos, invadidos, emprestados ou permutados até a quitação do débito com a Caixa Econômica Federal, no prazo de dez anos. Apesar disso, alguns beneficiários estão desrespeitando as regras.

Segundo o responsável pelo Setor de Habitação e Serviço Social da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, Vergílio José da Silva Júnior, as denúncias recebidas pela Prefeitura são apuradas junto com a Caixa Econômica através de visitas e relatórios sociais para identificar a situação do imóvel e quando constatada a irregularidade, o proprietário é chamado para romper o contrato.

Vergílio conta que a prestação dos imóveis é em torno de R$ 60, mas flagrou casas sendo alugadas por até R$ 350. “Nós estamos recebendo várias denúncias e não vamos permitir que esses abusos continuem”, afirma.               

Uma das casas que estava alugada e teve o contrato cancelado foi repassada na primeira semana deste ano para Ariany Aparecida de Paula. Mãe de três filhos, ela estava cadastrada no ‘Minha Casa, Minha Vida’ desde 2015 e morando de aluguel. Ariany foi pega de surpresa com um telefonema de Vergílio comunicando a posse da casa e, com um largo sorriso de satisfação, diz que é um marco em sua vida.

“Eu estava na lista de espera, nem imaginava ser chamada agora porque todas as casas já foram sorteadas. Eu estou vivendo um sonho. Começar o ano em uma casa minha, sem pagar aluguel!”, comemora ela.

Outra situação que tem preocupado a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social é a das casas invadidas. Alguns imóveis foram ocupados por invasores que não pagam nem aluguel, nem prestação, mas a Prefeitura está apurando esses casos.

Nesta semana houve a desocupação de uma das casas invadidas e as chaves foram entregues na terça-feira, 10 de janeiro, para a nova moradora, Verinha Rosa Lopes. Mãe de quatro filhos, ela estava cadastrada no programa de moradias populares há 17 anos e morando de aluguel. Emocionada com a conquista, Verinha começou a chorar assim que recebeu o contrato e só parou quando abriu a porta da casa nova, no bairro Pão de Açúcar 4.

Ela agradeceu ao prefeito Aracely de Paula pela seriedade na apuração das denúncias e disse que a nova moradia vai mudar a vida de sua família. “Vai mudar tudo, não tenho nem palavras para descrever.”

Ver comentários

  • Espero q minha irmã seja umas dessas pessoas q ganhei ela tem um filho q está na cadeira de rota e tem duas filhas e uma meta e está desempregada e paga aluguel ela ficou na fila de espera e ñ está mais tando conta de pagar aluguel queria por favor Q ajuda se ela por q ela está muito desesperada ela precisa muito dessa casa o nome dela e lisa Aparecida dos Santos por favor ajuda ela

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…