Categorias: Cidade

Concluído o novo canil municipal

Espaço, que poderá abrigar até 700 animais, foi planejado em projeto baseado no parecer técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Ministério da Saúde.

 

A Prefeitura de Araxá conclui as obras de construção do Canil Municipal. O novo espaço é um dos mais estruturados de Minas Gerais, com cobertura metálica, baias higienizadas para receberem animais de ruas, área para cirurgias e castração e 22 cômodos que comportam os setores de vacina, esterilização, pós-operatório, insumos, depósito, canil (cachorro) / gatil (gatos), dentre outros itens. A sede, localizada no bairro Novo Horizonte, está disposta em uma área construída de 1.268 metros quadrados. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão de recursos municipais.

De acordo com secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o prefeito Aracely de Paula priorizou o atendimento dessa demanda que tem um grande alcance social. “Estamos entregando a obra nessa semana para a Secretaria Municipal de Saúde, que administrará esse importante empreendimento com capacidade para receber até 700 animais, entre cães e gatos. É uma área completa que dispõe de estrutura administrativa e atenderá muito bem a demanda desse setor”, ressalta o secretário.

Donizete destaca que o novo canil foi uma obra planejada em projeto baseado no parecer técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Ministério da Saúde. “Temos oito baias de 32 metros quadrados cada uma e área de descanso para os cães e gatos. Uma estrutura completamente diferente do que tínhamos anteriormente, onde era tudo improvisado e os animais não tinham um conforto necessário.”

Segundo o secretário, todo o desenvolvimento da obra foi acompanhado pela equipe do Setor da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. “Desde a concepção do projeto até o andamento da obra, buscamos o apoio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, que detinha o conhecimento da área. Foi com base nessas informações que trabalhamos nesse projeto. A obra foi concluída e já está à disposição da secretaria que iniciará os processos de licitação necessários para equipar todo o empreendimento”, explica Donizete.

Ver comentários

  • Seria bom se tivesse um hotel à parte.
    Iria gerar receita, benefecearia para quem quer viajar e não Tem, com quem deixar seus animais de estimação.

  • Muito bom! Excelente para cidade, moradores, visitantes e para os animais.
    Além do canil, o foco agora deve ser em reduzir a multiplicação dos animais com a castração. Esse trabalho deve ser realizado com os animais de rua e também daquele que possue dono com baixa renda e não tem condição de pagar clinica particular. Ouvi dizer que existe algo sobre castração gratuita de cachorros na prefeitura, mas a divulgação de como fazer para famílias de baixa renda não acontece de forma "objetiva", visto claramente no aumento de animais abandonados. Esse beneficio (prefeitura) também deve-se expandir para gatos que tem o mesmo impacto ou até mais que cachorros quando abandonados.
    A cidade de Araxá é muito bonita e ficará ainda mais quando reduzir o numero de bichos abandonados na rua.
    Parabéns aos envolvidos na construção do canil e também para os grupos de cuidadores e veterinários que fazem ações voluntarias para castração e retirada desse bichos das ruas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…