Categorias: Cidade

Prefeitura contrata servidores temporários para suprir vagas de grevistas

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO No terceiro dia de greve do funcionalismo público municipal, o prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) anunciou a contratação de servidores temporários para suprir as vagas na Saúde e Educação, áreas consideradas como serviços essenciais à população.

O assessor jurídico da Prefeitura Municipal, Jonathan Ferreira, comenta que a decisão foi tomada para que a população não saia prejudicada com a greve. “Nós temos alguns serviços que são essenciais para a comunidade. Realmente não tem condições para ficar parado é a Saúde e a Educação. A Saúde não tem o que se discutir, a Educação não pode ficar parada porque a maioria das famílias de Araxá depende da creche para receber as crianças. As escolas, da mesma forma, e a educação também é primordial no nosso governo”, diz ao assessor.

Os interessados devem comparecer à rua Presidente Olegário Maciel, 306, antiga sede da Prefeitura de Araxá, munidos de todos os documentos para fazer a inscrição das 8h às 18h. Serão contratados professores, supervisores, serviços gerais, secretárias, técnicos de raio X, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Jonathan esclarece que a manutenção de uma equipe mínima de profissionais, por unidade de saúde ou equipamento da rede municipal de saúde, correspondente a 30% do quadro total de servidores lotados em cada unidade ou equipamento não é suficiente para o município.

“Existe um acordo com o sindicato (dos Servidores Públicos Municipais – Sinplalto) para não deixar essa paralisação mais de 30%. O que ocorre é que 30%, por exemplo, de professores nas creches e nas escolas não é suficiente para manter elas funcionando. Precisamos que essas creches estejam abertas para receber as crianças e, assim, as mães poderem trabalhar. Às vezes, se os técnicos de Enfermagem paralisarem, não é suficiente para que os atendimentos aconteçam. Mesmo se você mantendo 30% atendimento. Às vezes esses percentuais definidos até pela promotoria nas recomendações dela é suficiente para manter o funcionamento”, explica o assessor.

Jonathan acrescenta que as contratações temporárias são feitas até que se encerre a paralisação. “Esses temporários vão sair do quadro da Prefeitura e aqueles que estavam paralisados retornam aos seus cargos normais. Eles (temporários) não vão permanecer na administração pública depois que a greve for encerrada. Essas contratações temporárias geram o custo do servidor que vai trabalhar naquele período”, esclarece.

O assessor também destaca que essas contratações temporárias são legais perante a lei. “A legislação da greve prevê realmente uma vedação de contratação dos servidores, mas a própria lei excepciona os casos que há serviços essenciais que estão sendo prejudicados, ou seja, na situação que se trata de greve no serviço público, o município, no caso que é o empregador tem direito de contratar substitutos”, aborda o assessor.

Sinplalto

O Diário de Araxá entrou em contato com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, que diz que a recomendação da promotora Mara Lúcia Silva Dourado é de manter funcionamento das áreas de Saúde e Educação em 30% e não de contratação temporária, portanto se fazendo como irregular já que o sindicato atendeu a recomendação feita pelo Ministério Público e está coordenando a manutenção de 30% de atendimentos dos serviços públicos essenciais de acordo com a lei.

Ministério Público

Segundo a promotora Mara Lúcia Silva Dourado, na lei tem uma regra que diz que para entrar como servidor público é por meio de concurso público, mas existem sanções que permitem a contratação temporária.

Ela acrescenta que vai requisitar informações do poder público para certificar se o município está procedendo com a contratação temporária e a justificativa em relação a esta iniciativa.

A promotora ainda destaca que não tem condições de avaliar se essa ação é realmente legal por parte do Executivo até que a administração municipal repasse essas informações.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…