Cidade

Prefeitura convoca beneficiários para atualização do Bolsa Famíliao

Apenas 30% dos atendidos estão em dia com a pesagem e quem não regularizar a situação terá o benefício suspenso em agosto.

 

As famílias acompanhadas pela Secretaria de Saúde no Programa Bolsa Família precisam fazer pesagem de adultos e crianças. O procedimento é uma exigência do programa e em Araxá muita gente está deixando de atualizar os dados. Para ter um controle maior das informações e cumprir a meta, a pesagem que era feita a cada seis meses, será mensal.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família pela Secretaria Municipal de Saúde, a nutricionista Ivna Nolli, são 2.959 famílias cadastradas e na cidade está havendo déficit no índice de pesagem. “As famílias não estão levando as crianças para serem pesadas e medidas. Assim como eles recebem o benefício, temos uma meta a ser cumprida com o governo federal. Precisamos melhorar a porcentagem de peso e medida dos atendidos que está muito baixa”, explica.

O Programa tem que atingir 80% de crianças pesadas e medidas até o dia 22 de junho. O índice no município é de 30%.  As famílias precisam procurar as Unidades de Saúde ou de Estratégia Saúde da Família (os antigos PSFs),   mais próximas de suas residências. O acompanhamento de peso e altura deve ser feito em crianças de ambos os sexos com idades que vão de 0 a 7 anos, em meninas e mulheres de 14 a 44 anos e em gestantes de 12 e 13 anos.

Na hora da pesagem é preciso levar o cartão de vacina das crianças e o cartão do Bolsa Família. Quem não tiver o cartão deve apresentar o Número do Identificador Social (NIS). Se as informações não forem atualizadas, as famílias terão o benefício bloqueado a partir de agosto, podendo ser excluídas do programa.

A Coordenadora reforça que neste primeiro semestre promoveram várias ações aos sábados. Fizeram campanha de vacinação junto com os PSFs e Unidades de Saúde pedindo que as famílias levassem as crianças para pesar, mas não conseguiram a adesão necessária. “Como a pesagem era semestral as famílias esqueciam. Muitas não acreditam que o bloqueio vá ocorrer, mas quem não tiver pesado e medido as crianças, vai ter o benefício bloqueado sim. Para que não aconteça a suspensão do repasse a gente pede que as famílias procurem as Unidades de Saúde mais próximas de suas casas e atualizem as informações”, alerta.

Quem tiver alguma dúvida sobre a atualização dos dados pode entrar em contato com o setor de Atenção Primária na Secretaria de Saúde pelo 9 9902-9145 ou no Setor de Bolsa Família da Secretaria de Ação e Promoção Social pelo 3662-5154.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…