Categorias: Cidade

Prefeitura de Araxá apresenta projeto de canalização do Córrego Grande


A Prefeitura de Araxá apresentou o projeto da primeira etapa da canalização do Córrego Grande. A intervenção prevê uma obra de 800 metros de extensão e também contempla a implantação de uma ampla avenida, com paisagismo e ciclovias.  

A apresentação contou com as presenças do prefeito de Araxá, Robson Magela; do secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Pedrinho da Mata; do procurador geral do Município, Jonathan Ferreira; do secretário municipal de Governo, Rick Paranhos; do secretário municipal de Agricultura e Pecuária, César Romero da Silva (Garrado); do presidente da Câmara de Araxá, Bosco Júnior, e dos vereadores João Veras, Dirley da Escolinha, Alexandre dos Irmãos Paula e Jairinho Borges.

Após a conclusão da primeira etapa, as fases subsequentes do projeto contemplarão uma área de 2.344 metros de extensão, passando por oito bairros da cidade: Bom Jesus, Leblon, Novo São Geraldo, Francisco Duarte, São Francisco, Ana Pinto de Almeida, Abolição e Aeroporto.

De acordo com o secretário Pedrinho da Mata, a obra irá trazer benefícios logísticos e ambientais.

“Com a evolução do crescimento dos bairros, o córrego hoje está centralizado dentro da cidade. Por isso, precisamos dar um disciplinamento para ele. Nós temos muitos problemas com águas pluviais e a partir do momento em que nós fizermos essa canalização, direcionaremos essa água. Fora isso, a obra também traz um grande ganho logístico. A nova via construída irá desafogar o trânsito de naquela região, como a avenida Amazonas. Teremos também um ganho significativo em questões sanitárias”, destaca.

Para o prefeito Robson Magela, a canalização do Córrego Grande não trará apenas desenvolvimento para a região, mas também para toda a cidade.

“Essa é uma demanda de 20 anos, que irá trazer vários benefícios para Araxá. Além de resolver grandes problemas, teremos uma avenida modelo, com vias amplas, ciclovias e toda uma moderna estrutura urbanística. Nosso intuito é conseguir que essa primeira etapa da canalização comece o mais rápido possível, para que possamos, em um futuro breve, dar sequência à obra e realizar o sonho que ela chegue até a BR-262, garantindo um novo acesso para a cidade”, diz.

Recursos

O Município está viabilizando junto à Caixa Econômica Federal um financiamento estimado em R$ 42 milhões para contemplar a primeira etapa da canalização do Córrego Grande e também a construção da nova ponte da Iara, no acesso ao Distrito de São José da Antinha, e da recuperação da área afetada pela erosão na rua Romeu de Castro Alves, na Vila Silvéria.

Se o financiamento for aprovado pelo Legislativo, os projetos seguem para licitação. Sobre a canalização do Córrego Grande, após assinatura da ordem de serviço com a empresa vencedora, a estimativa de conclusão da obra é de 14 meses.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…