Categorias: Cidade

Prefeitura de Araxá transforma em política pública projeto de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco

“A transformação do Programa Família Acolhedora em uma política permanente representa um avanço enorme na defesa de crianças e adolescentes. Significa dizer que Araxá está cumprindo fielmente o direito de toda criança e de todo adolescente viver em uma família”. É assim que a promotora de Justiça curadora da Infância e da Juventude de Araxá, Mara Lúcia Silva Dourado, destaca o projeto de lei que transformou o programa de acolhimento de jovens em situação de risco em política pública municipal em Araxá. 

A nova lei, de autoria da Prefeitura de Araxá, foi aprovada pelos vereadores na reunião ordinária da Câmara Municipal do último dia 13 de outubro e sancionada pelo prefeito Robson Magela. 

A legislação dispõe sobre a criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescentes, denominado “Famílias Acolhedoras”. 

O intuito é viabilizar condições mais favoráveis para que famílias araxaenses cooperarem com o sistema de acolhimento de crianças e adolescentes de uma forma mais humanizada, possibilitando que o menor seja recebido no seio familiar com um suporte do município. 

A Família Acolhedora atenderá crianças e adolescentes de Araxá, de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos, excepcionalmente, e de jovens entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos afastados da família de origem, por meio da medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial. 

O Refazendo Sonhos – Família Acolhedora é executado pela Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA) desde o início do ano e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA). 

De acordo com a presidente da FCAA, Taciana Almeida, a aprovação desse projeto é um desejo antigo de toda a rede de proteção às crianças e adolescentes do município. “Conseguir instituir o Programa Família Acolhedora como política pública traz benefícios significativos a esse público, tais como a possibilidade de um acolhimento individualizado, desenvolvimento compatível com a idade biológica e conhecimento de formas saudáveis de interação familiar”, destaca. 

A promotora Mara Lúcia Silva Dourado relata que recebeu com muita alegria a lei que cria o serviço de família acolhedora no município. “Para o Ministério Público isso significa que a Prefeitura de Araxá atende a legislação que defende o interesse de crianças e adolescentes, que os têm como prioridade, e é de uma enorme sensibilidade do município com a causa desses jovens. Isso significa que agora teremos um serviço contínuo e profissionais que poderão se capacitar para adquirir uma habilidade técnica que implicará em uma melhor qualidade do serviço prestado”, afirma a promotora. 

“A população também terá mais possibilidade de conhecer o trabalho que é realizado e entender a necessidade de tantas crianças e adolescentes que vivem nas unidades públicas de acolhimento viverem em um ambiente familiar”, reitera Mara Lúcia Silva Dourado. 

Para o prefeito Robson Magela, a nova política pública de acolhimento às crianças e adolescentes é uma forma de garantir aos jovens que vivem em unidades do município (Casa Lar e Casa Abrigo) oportunidades de se sentirem amados. “Para esses jovens, viver em um ambiente familiar é, muitas vezes, o maior sonho da sua vida. Serem amados, se sentirem amados, é o que eles mais desejam. E não tem nada mais gratificante do que poder criar possibilidades para que isso se torne uma realidade. Uma lei que temos a felicidade de criar e implantar, mas que é uma conquista de várias pessoas, de toda rede de proteção à criança e ao adolescente”, ressalta.

Ver comentários

  • Está aí uma iniciativa digna de aplausos, e uma prova de que muitos dos problemas que afetam crianças e adolescentes podem ser sanados com um pouco mais de atenção e empenho do poder público. 
     
    Crianças e adolescentes precisam de meios e ambientes adequados para desenvolver de forma saudável suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais.
     
    “A família é a célula mater da sociedade” e funciona assim como base de edificação desse processo de desenvolvimento e aprendizagem, onde se aprende a convivência social amparada em carinho, afeto e amor, elementos essenciais à formação de um indivíduo e à sua oportuna inserção na vida social.
     
    Portanto, bastante louvável essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Araxá que institui como serviço público o “Programa Família Acolhedora” -, visando oportunizar a inserção em ambiente familiar de crianças e adolescentes em situação de risco.  
     
    Uma iniciativa que deveria ser imitada pelos demais gestores públicos do país, em todas as esferas de governo.
     
    Parabéns a todos que se empenharam nesse propósito, em especial, ao ilustre alcaide araxaense, Robson Magela.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…