Cidade

Prefeitura divulga ações e projetos para o mandato 2017/2020

O prefeito Aracely de Paula reuniu-se com a imprensa nesta terça-feira (20) para divulgar ações e projetos da administração 2017/2020. A vice-prefeita Lídia Jordão, vereadores e todos os secretários municipais também participaram. Logo no início o prefeito ressaltou que o município está com todas as contas em dia e elogiou o trabalho da vice-prefeita Lídia Jordão, que enquanto secretária de Saúde reorganizou toda a pasta e melhorou as condições para médicos e pacientes.

Em seguida o secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, apresentou os principais planos para a próxima administração. O primeiro projeto foi o Complexo Arquitetônico do bairro Vila Silvéria, que ocupará três quarteirões da avenida Aracely de Paula, onde será construída a Escola Municipal Alice Moura com 12 salas de aula, pátio coberto e estacionamento, o Cemei Dom Pixote com cinco salas de aula e berçário, e uma praça para a comunidade. De acordo com o secretário, os projetos estão sendo concluídos para dar início a licitação de construção do Complexo.

Outro ponto abordado foi a duplicação da avenida Hitalo Ross. Na primeira etapa, será duplicado um trecho de 3,2 km da Igreja Santa Rita até a empresa Bem Brasil, com três interseções de entrada para os bairros da região. O projeto está pronto aguardando apenas a oficialização da municipalização do trecho para dar início à licitação.

A construção do gabinete do prefeito no Centro Administrativo Domingos Santos será retomada com um novo projeto. A prefeitura aguarda a finalização do projeto para licitar a obra de 2.000m².

O projeto de revitalização do Terminal Rodoviário está pronto para a licitação. O planejamento inclui mais guichês para atendimento e assentos, área de acesso à internet, melhorias na iluminação e conforto térmico, sistema de som para informar o horário dos ônibus e painel de embarque e desembarque.

A feira do bairro Urciano Lemos, que está em andamento, teve seu projeto inicial modificado, sendo que a área foi duplicada, totalizando 1.500m² de área construída, e ficará pronta em abril de 2017.

Os projetos dos três viadutos que serão construídos em Araxá também foram apresentados. O primeiro a ser construído será na confluência das avenidas Amazonas, Vereador João Sena e João Paulo II. O segundo viaduto será na rua Uberaba, passando por cima da avenida João Paulo II e o último viaduto será construído na avenida Capitão Belarmino de Paula Machado, por cima da avenida Wilson Borges.

O recapeamento dos bairros Bom Jesus, Domingos Zema, Francisco Duarte, Morada do Sol, Padre Alaor e Salomão Drumond já está licitado e aguardando o fim do período de chuvas para ser iniciado. Serão mais de 30 km de asfalto nesses seis bairros.

Outro grande projeto apresentado na reunião foi a canalização do Córrego Grande, que terá início no bairro Bom Jesus passando pelos bairros Leblon, Francisco Duarte, São Francisco, Ana Pinto de Almeida, Santa Maria e Max Neumann, continuando até a BR-262. A canalização do córrego solucionará o problema de enchentes e permitirá a construção de uma avenida até a rodovia. Esse projeto necessita de parcerias com os governos do Estado e Federal para a execução.

Na área do esporte, o plano do prefeito Aracely é transformar o Centro Esportivo Nadir Barcelos (Buracanã) em uma grande arena esportiva com capacidade para até 5 mil pessoas. O projeto é ousado e inclui sala de eventos e praça de alimentação, mas ainda está em fase de elaboração.

O secretário ainda falou sobre projetos em execução, como o canil municipal com capacidade para até 700 cães, reduzindo os problemas com animais abandonados. O Parque do Cristo, em fase final de construção, agora tem pista de caminhada, restaurante e espaço para expositores. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teve as obras atrapalhadas pela chuva, mas a previsão é que seja entregue para a Secretaria Municipal de Saúde ainda em janeiro do próximo ano.

Aracely falou da intenção de colocar iluminação de LED em todas as ruas da cidade e disse que todos os bairros merecem igual atenção. “Temos uma previsão otimista e factível, com bons projetos e boas propostas. Se a Câmara entender que Legislativo e Executivo trabalham juntos, Araxá só tem a ganhar nos próximos anos”, encerrou o prefeito.

Ver comentários

  • Em plena crise e o prefeito querendo fazer obras faraônicas? Está querendo afundar a prefeitura, só pode!

  • Concordo com a reforma no Buracanã mas se naõ cuidar vai ser dinheiro jogado no ralo

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…