Cidade

Prefeitura intensifica ações de abordagem a moradores de rua

O aumento na quantidade de pessoas utilizando espaços públicos como moradia culminou no reforço das medidas de abordagem social desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Araxá. A implantação do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) teve início com um mutirão de ações realizadas nesta semana. O trabalho tem como objetivo um diagnóstico sobre os destinos e objetivos almejados pelas pessoas em situação de rua. As ações são realizadas em conjunto com o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), em uma parceria firmada com as Obras Assistenciais do Caminheiros do Bem.

A secretária de Ação e Promoção Social, Lídia Jordão, destaca que o serviço já se encontra em desenvolvimento e deverá ser aperfeiçoado com a maior brevidade. O projeto auxilia no fornecimento de passagem aos andarilhos, ou no encaminhamento para a Casa Transitória, onde a permanência é de três dias com direito a alimentação, dormitório e condições gerais de higiene. Todas as ações são realizadas por psicólogos e assistentes sociais. “É muito importante que as pessoas, independentemente da sua vulnerabilidade, tenham dignidade e sejam protegidas socialmente”, reforça Lídia.

O coordenador técnico do Serviço Especializado de Abordagem Social, Pedro Ganime, detalha que uma equipe técnica trabalhará diariamente para a inserção dessas pessoas nos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. “As ações de abordagem serão realizadas de forma contínua com educadores sociais, que farão buscas nos espaços públicos ocupados; e com uma equipe técnica, que trabalhará na realização de encaminhamentos e articulação com outras políticas públicas em vigor em Araxá”, afirma o coordenador técnico.

A assistente social, Daniani Vaz, destaca a para o êxito do trabalho social desenvolvido com os moradores em situação de rua é importante que a população contribua evitando esmolas. “O desemprego é uma questão que dizem estar complicada e uns pedem para retornar para cidade de origem. Eles também relatam que não passam necessidades, pois sempre têm doação de cobertores, roupas e alimentos na cidade. Isso dificulta o nosso trabalho, pois eles decidem ficar mais nas ruas de Araxá e já acostumaram com esse tipo de vida. Essa abordagem social não é para tirar o problema de Araxá e jogar para cidades vizinhas, nós queremos é averiguar o problema de cada morador em situação de rua e dar resolutividade”, ressalta a assistente social.

Reincidência

O Serviço de Atendimento ao Migrante auxilia no fornecimento de passagem aos andarilhos, ou no encaminhamento para a Casa Transitória, onde a permanência é de três dias com direito a alimentação, dormitório e condições gerais de higiene. E, também, dispõe de sala de atendimento no Terminal Rodoviário e desempenha importante papel na abordagem social. De acordo com o coordenador, José Manoel Rios, durante o primeiro quadrimestre foram oferecidas cerca de 300 passagens. Ele aponta que o problema se tornou ciclo pelo fato dos andarilhos retornarem em breve período para o município.

“Percebemos, durante as abordagens realizadas, que a maioria vem em busca de trabalho e, por não ter uma mão de obra qualificada, acaba caindo na ociosidade. Através do cadastro que fazemos no atendimento a essas pessoas, notamos que grande parte retorna para Araxá no período de um a um ano e meio. Em torno de 10 a 20% tem retornado com menos de cinco meses, ou seja, há uma reincidência em períodos curtos. Com o trabalho conjunto com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) esperamos reduzir esse índice”, destaca José Manoel.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…