Categorias: Cidade

Presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca a importância do projeto “Fazendo Escolhas”

A Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCCA) está promovendo curso de capacitação aos profissionais ligados à entidade. A presidente da FCAA, Valéria Sena, destaca que o evento reúne representantes do Ministério Público, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ligados à Secretaria de Ação e Promoção Social, do Conselho Tutelar e demais órgãos da sociedade civil e organizada do município. O encontro foi iniciado na terça-feira (3) e acontece até quarta (4), na Associação Comercial de Araxá (Acia).

A capacitação, por meio do projeto “Fazendo Escolhas”, está sendo conduzida pela consultora e assessora de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Família, Denise Avelino, que veio de Belo Horizonte, aos profissionais dos três subprogramas da FCAA – Centro de Reeducação da Infância e do Adolescente (Cerad), Casa Abrigo e Casa Lar.

Valéria citou que esse projeto vem sendo executado desde o ano passado e recebe recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), abrangendo esses subprogramas que acolhem crianças e adolescentes por diversos fatores como negligência da família, drogadição (dependência química), uso de álcool, maus tratos e violência sexual.

Segundo Denise, Araxá está preocupada com as políticas públicas da criança e do adolescente. “É um município que se preocupa e busca oferecer a possibilidade de formação e capacitação dos profissionais que está se organizando. Já foi dado o primeiro passo que é de fundamental importância no que tange a fazer uma política diferenciada para criança e adolescente e famílias do município”, comenta.

Denise acrescenta que a questão da criança e do adolescente precisa ser reconhecida como uma categoria de pessoas que precisam de um atendimento especializado e de todos. “Não é somente do Estado, mas precisa começar pela família, passar pela sociedade e terminar no Estado”, diz a consultora e assessora.

Valéria Sena ressalta a importância da capacitação. “Nós estamos cercados de normas, de leis e de regras que regem todo o funcionamento dessas instituições e as ações que são desenvolvidas nesses abrigos. Então, é fundamental essa capacitação, esse estudo e essa busca de informação para que realize um trabalho com responsabilidade e resolutividade, conseguindo bons resultados”, conclui a presidente da FCAA.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…