Categorias: Cidade

PRF, Promotoria e imprensa debatem a criminalidade sexual infanto-juvenil

A Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) em Araxá – Curadoria da Infância e Juventude – promoveram um debate com a imprensa local sobre a criminalidade sexual infanto-juvenil, dentro do ciclo de palestras “Direitos Humanos e o Enfrentamento das Ofensas Sexuais” que está sendo desenvolvido pela PRF nesta semana.

O evento foi realizado no auditório do MP e contou com exposições dos inspetores da PRF, Helênio Romualdo de Almeida – presidente da comissão – e Junie Penna, e da promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado.

Durante o encontro, a comissão apresentou um mapeamento realizado atualmente em toda a malha viária federal sobre ofensas, abusos e explorações contra crianças e adolescentes.

Segundo a pesquisa, cerca de 2 mil pontos vulneráveis – exploração sexual comercial infanto-juvenil – foram detectados, sendo que em Minas – maior malha viária federal do país (54 mil quilômetros) – corresponde a mais de 10% deste número ( cerca de 290 pontos).

Outra estimativa apontada é que cerca de 500 mil crianças e adolescentes estão em situação de exploração. A maioria dos casos está ligada ao incentivo da própria família e ao comércio e consumo de drogas.

Falta de conhecimento e de efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), maior e melhor aplicação e criação de políticas públicas, impunidade, além do interesse e convencimento da sociedade às questões da criminalidade sexual infanto-juvenil foram alguns dos pontos discutidos durante o debate.

“Todas as modalidades criminosas não têm fronteiras, problemas que infelizmente permeiam o nosso país. Mostramos somente a realidade nas rodovias federais, mas a ofensa, o abuso e a exploração sexual de menores têm problemas pontuais nas fronteiras do Brasil, em cidade turísticas, onde temos o chamado turismo sexual, além de regiões com maior deficiência econômica como o Norte e Nordeste”, afirma Junie.

“Faltam circunstâncias favoráveis, socialmente dizendo, de apoio às crianças. A nossa sociedade como um todo deve se sentir responsável pelos problemas, e não podemos tratá-los somente de políticas públicas, de que há uma tragédia em curso e ela precisa ter fim” acrescenta o inspetor.

A promotora Mara Dourado destaca que o debate teve o objetivo de firmar a parceria da imprensa às questões da criminalidade contra crianças e adolescentes. “Elas não são somente uma atribuição dos órgãos policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, mas de toda a sociedade. E a imprensa tem um papel importante nisso”, afirma.

Ela acrescenta que em Araxá a maioria das ocorrências acontece dentro do âmbito familiar e da comercialização e consumo de drogas. “Geralmente, o adolescente passa a fazer o uso de drogas e precisa do dinheiro da comercialização para angariar recursos, passando a ser vítima da exploração sexual”, acrescenta a promotora.

Arquivo

â–º PRF inaugura ciclo de palestras sobre exploração sexual infanto-juvenil

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…