Categorias: Cidade

Primavera chega com tempo dentro da normalidade

A primavera no hemisfério sul em 2011 teve início às 6h15 de hoje (23). Segundo o técnico em Planejamento Hidroenergético da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Geraldo Manoel Moreira da Paixão, as previsões meteorológicas para a estação devem ficar dentro da normalidade para essa época do ano em termos de temperatura e pluviosidade.

Geraldo Paixão explica que a expectativa é de uma primavera com chuvas entre a média e ligeiramente acima da média para todo o Estado. O início do período chuvoso, de acordo com o que ocorre historicamente em Minas Gerais, deve mesmo começar no mês de outubro. As temperaturas, por sua vez, serão acima da média durante os próximos três meses. A previsão é de que tenhamos médias máximas em torno dos 32°C no Norte do Estado e médias mínimas de 26°C no Sul.

“É importante ressaltar que em outubro, observam-se muitos focos de queimadas em Minas, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, em virtude das altas temperaturas e da falta de chuvas”, afirma Geraldo Paixão.

Em novembro, a frequência das frentes frias aumenta e os totais diários se tornam mais significativos, com previsão de chuvas em torno de 20% acima da média. Dezembro, já perto do final da primavera, terá também chuvas mais volumosas com frentes frias estacionárias.

Centro de Climatologia da Cemig

A Cemig conta com um moderno Centro de Climatologia responsável pela previsão do tempo e vigilância meteorológica. Equipado com um Sistema de Telemetria Meteorológico com 150 estações de observação espalhadas pelo Estado, o Centro de Climatologia conta também com um Sistema de Localização de Tempestades, que detecta raios em qualquer região de Minas, com computadores dedicados para rodar modelos numéricos de previsão para sete dias de antecedência.

O sistema de previsão do tempo é disponibilizado para todos os órgãos de operação e planejamento da Cemig e para apoio aos órgãos de Defesa Civil, prefeituras e emissoras de televisão. Os alertas meteorológicos gerados pelo Centro de Climatologia são enviados por e-mail, SMS e comunicação através de telefone celular.

Radar meteorológico

Com o objetivo de monitorar tempestades severas com antecedência de até 6 horas, a Cemig está investindo R$ 10,5 milhões na implantação de um radar meteorológico no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme.

O equipamento, importado da Finlândia, emite ondas eletromagnéticas que, após passarem pelas nuvens, retornam gerando dados. O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 quilômetros. O início da operação do equipamento está previsto para novembro deste ano.

Com Agência/Cemig

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…