Cidade

Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem aniversário

Procon comemora seus 25 anos com índice de 85% de resolução das demandas.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá completou 25 anos de funcionamento na cidade neste dia 9, quase a mesma data do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, criado há 28 anos, no dia 11 de setembro, de 1990. O serviço representa uma importante conquista na garantia dos direitos das relações de consumo.

A Administração Municipal tem dado destaque para o aniversário do Procon, com a realização de atividades em comemoração à data. Houve o lançamento da Cartilha Cidadã, em parceria com o Uniaraxá e do site do órgão: www.procon.mg.gov.br, realização do Programa Procon Mirim e Encontro do Procon Estadual com fornecedores de Araxá. Uma vez por mês, tem Procon nos Bairros.

A secretária executiva do Procon, Belma Nolli, conta que o Procon é um parceiro do consumidor com a missão de contornar as relações com os fornecedores, dando mais transparência às negociações o que evita muitos litígios. “O lado fraco é o consumidor que não tem conhecimento técnico, nem o aparato jurídico que as empresas tem e contrabalanceamos essa relação. Não estamos só para defender, há casos em que o consumidor não tem razão, não tem direito de reclamar e deixamos isso bem claro”.

Belma destaca que junto com os atendimentos fazem um trabalho de educação para o consumo, colocam dicas no site, divulgam pesquisas, informações que despertam nos consumidores a consciência sobre seus direitos. Também ressalta que a equipe formada por universitários, é supercompetente, são educados e atenciosos, fazem treinamentos para estarem sempre se colocando no lugar do consumidor.

Ela comenta que se orgulham pelo alto índice de resolução dos atendimentos que é de 85%. Reforça que os 15% que faltam, estão relacionados a golpes e nesses casos não conseguem localizar os fornecedores porque eles repassam endereços e documentos falsos. “Tentamos oferecer um atendimento pessoal e humano. As vezes a pessoa chega nervosa, envergonhada, frustrada com uma compra e temos que trabalhar muito o psicológico do consumidor”.

Para ela o desafio está em aumentar o índice de resolução dos atendimentos. Pretendem continuar oferecendo as atividades externas como Procon nos Bairros e Procon Mirim, ações de conscientização e aproximação com a comunidade. “Esse é um ano de comemorar. Completamos 25 anos de existência na cidade, estamos felizes na nova sede, na Rua Perdizes, 280. Num espaço maior, estruturado, o consumidor é atendido com mais conforto e a equipe trabalha mais tranquila”.

Ver comentários

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…