Categorias: Cidade

Produção de marmitas para servidores públicos necessita de espaço adequado

A falta de infraestrutura da Cantina Municipal pode prejudicar a qualidade das marmitas fornecidas para os servidores públicos. A cozinha onde as refeições são preparadas, localizada no almoxarifado da prefeitura ao lado do Cemitério São João Batista, não tem condições para armazenar e cozinhar a grande quantidade de alimentos.

O espaço pequeno, a falta de uma cozinha industrial e a péssima condição física do prédio prejudicam o serviço. Cerca de 1,2 mil marmitas são preparadas diariamente na cantina, são mais de 140 quilos de arroz, 35 quilos de feijão e 120 quilos de carne, além do café da manha onde são servidos 800 pães e 220 litros de leite.

Os alimentos são de boa qualidade. A prefeitura tem um processo licitatório para fornecimento de todos os produtos que são consumidos na cantina. As verduras, por exemplo, são entregues diariamente para evitar estragos e a maioria dos produtos é de marcas reconhecidas.

A cada três meses, o local é dedetizado para evitar moscas, ratos e baratas. Mesmo com a higienização do local, algumas baratas acabam aparecendo. Com a falta de uma cozinha industrial e tempo para preparar todas as marmitas, os funcionários são obrigados a pré-cozinhar os alimentos oito horas antes de acabar de ser temperada e ser preparada.

A cozinheira Maria Isabel diz que a carne e o feijão são os únicos alimentos pré-cozidos. “Não temos tempo e nem estrutura para cozinhar mais de 1,2 mil marmitas. Para atender toda a demanda é necessário que a equipe da parte da noite comece a preparar a comida, mas é algo normal, quando chegamos às panelas ainda estão quentes. Esse procedimento não prejudica a qualidade das refeições. Realmente, temos encontrado muitas baratas na cozinha, mas em todo lugar onde se mexe com alimentos aparece rato e barata. Sempre fazemos a limpeza do local, mas é complicado porque a gente cozinha muita comida.”

O supervisor da cantina, Nelson Leandro, diz que os funcionários se esforçam ao máximo para preparar as marmitas. “Temos que destacar o carinho, a dedicação, com que esses funcionários preparam as refeições dos servidores. Temos alguns problemas de infraestrutura e o prefeito está providenciando melhorias, mas fazemos tudo para manter o local higienizado e com todos os alimentos frescos”, diz.

“A cantina segue um cardápio diário que é acompanhado por uma nutricionista e estamos providenciando um profissional para acompanhar também o preparo das refeições”, explica.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, diz que o número de marmitas fornecidas é bem maior que alguns anos atrás. “Quando assumimos a cantina era fornecido cerca de 200 marmitex e hoje são mais de 1,2 mil. Isso prova que a qualidade das refeições é boa. Estamos trabalhando com a cantina um pouco limitada porque temos um projeto de construção de uma cantina nova e, por isso, não podemos investir”, afirma.

“Todo o produto alimentar que é consumido é de excelente qualidade e de boa procedência, inclusive, temos notas fiscais das empresas e associações que compramos os alimentos. As refeições começam a ser preparadas às 3h30 porque o espaço disponível é pequeno, mas nada que prejudique a qualidade das marmitas”, diz o secretário.

Confira as instalações precárias da Cantina Municipal

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…