Categorias: Cidade

Profet será transferido de local, e meta é dobrar o número de jovens atendidos

Da Redação – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano vai transferir o Projeto de Formação e Encaminhamento para o Trabalho (Profet) para o prédio da antiga Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, Setor Norte. O governo do Estado cedeu por 10 anos as instalações onde funcionava o colégio e uma grande reforma está sendo realizada pela prefeitura de Araxá para receber o projeto.

Atualmente, o programa está instalado em um cômodo na rua Belo Horizonte, mas a orientação do Ministério do Trabalho é que o município disponibilize uma área mais ampla e com melhores condições para atender os mais de 700 adolescentes inscritos. A expectativa é que até o fim de dezembro próximo as obras estejam concluídas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Luciano Pires, afirma que o objetivo é dobrar o número de jovens atendidos em 12 meses. “Com a nova sede, teremos mais salas, laboratórios e oficinas para treinamentos. Temos cursos de informática, secretário, office-boy, entre outros cursos profissionalizantes. Além disso, temos aulas de reforço escolar que têm mostrado bons resultados. A meta é terminar 2012 com um total de 1,4 mil inscritos no programa, um público com idade entre 14 a 23 anos”, destaca.

Casi

O governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) destinou o repasse de R$ 100 mil para a aquisição ou construção de uma sede para abrigar o Centro de Atendimento Sócio Infantil (Casi) de Araxá. O projeto que visa auxiliar o crescimento saudável e social de crianças e adolescente, por meio de atividades que promovem reforço escolar, ações culturais, esportivas, recreativas e pedagógicas será implantado também na antiga sede da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano explica que o programa será inaugurado até fevereiro próximo e vai complementar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Luciano Pires diz que a contrapartida do município será a contratação de profissionais. “O recurso que foi repassado será aplicado na compra de equipamentos, já que conseguimos do governo do Estado o empréstimo por 10 anos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, onde também será a nova sede do Profet a partir de dezembro próximo. Dentro os materiais que podemos adquirir estão 24 computadores e vamos poder montar três salas de computação, que, além de beneficiar o público-alvo do Casi, pode ser compartilhado com os adolescentes do Profet. Portanto, vamos integrar os dois programas montando uma rede de proteção social.”

De acordo com o secretário, a expectativa é que o projeto seja inaugurado até fevereiro de 2011. “A compra dos equipamentos está em fase de licitação e também temos algumas implicações jurídicas que devem ser cumpridas. Por exemplo, temos que incluir no Orçamento de 2011 (que atualmente tramita na Câmara) os gastos que teremos com o Casi. Provavelmente, um projeto de lei deve ser repassado à Câmara Municipal nesta semana para incluir os custos de água, energia, dentre outros, no Orçamento. É bom destacar que estamos instalando o Casi em uma área limite à vulnerabilidade social que é a partir do bairro Santa Rita. Por isto, a nossa estimativa é de atender inicialmente 150 crianças”, explica Luciano Pires.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…