Super banner
Super banner

Programa de Educação Profissional oferta 675 vagas para jovens em Araxá

Programa de Educação Profissional oferta 675 vagas para jovens em Araxá

Programa de Educação Profissional oferta 675 vagas para jovens em Araxá 1

Da Redação/Raphael Rios – Jovens araxaenses interessados em capacitação profissional podem ficar atentos. Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O PEP vai disponibilizar 30 mil vagas para jovens de 115 municípios e um cardápio de cursos bastante variado. São oferecidas 60 opções diferentes de cursos técnicos em 12 eixos temáticos. Em Araxá são 675 vagas em 12 cursos (tabela abaixo). O investimento do governo de Minas nesta edição do PEP é da ordem de R$ 129 milhões.

Para concorrer, o interessado deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública estadual, no 1º ou 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio, na modalidade presencial em qualquer escola, ou ter concluído o ensino médio também em qualquer escola, desde que não esteja cursando o ensino superior.

As inscrições são feitas no ambiente virtual do PEP, no site da SEE, até 21 de outubro, e cada jovem pode escolher apenas um curso. No mesmo site está disponível o catálogo de cursos do programa.

Para ingressar em um dos cursos técnicos do PEP, o candidato deve passar por seleção que será realizada em 20 de novembro. As provas, aplicadas pela SEE, têm questões de língua portuguesa e matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) dessas disciplinas. O resultado da seleção será divulgado em 16 de dezembro e as matrículas estão previstas para começar a partir de 21 de dezembro.

Como as aulas dos cursos do programa terão início apenas em fevereiro, este ano a secretaria permitiu que estudantes do 1º ano do ensino médio também fizessem inscrições para o exame de seleção.

“É uma novidade deste ano. Quando as aulas tiverem início, esses alunos já estarão no 2º ano do ensino médio, por isso abrimos a possibilidade para que eles fizessem as provas e antecipassem a sua entrada em um curso técnico”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza.

Programa de Educação Profissional

Criado pelo governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a 6ª edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos e o investimento total chega a R$ 569 milhões. Este ano, o PEP conta com parceria da empresa Vale.

“O PEP dá a oportunidade ao nosso jovem de entrar no mercado de trabalho melhor preparado. O estudante que fizer o ensino médio em concomitância com o curso técnico, por exemplo, chega ao final da educação básica com maiores condições de buscar uma vaga no mercado”, analisa Raquel Elizabete.

Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.

Entre os cursos oferecidos estão incluídos segurança no trabalho, manutenção de aeronaves, mineração, informática, mecatrônica, estética, hospedagem, farmácia, meio ambiente, entre outros.

Veja os 115 municípios e os cursos ofertados em cada município no link:http://wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/geral/Cat%E1logo%202012%20-%20vers%E3o%20imprensa.pdf

Vagas em Araxá

Programa de Educação Profissional oferta 675 vagas para jovens em Araxá 2

Com Agência Minas

Notícias relacionadas