Minas

Projeto de cadastro de bicicletas será tema de debate

Debater o Projeto de Lei (PL) 3.256/16, de autoria do deputado Lafayette de Andrada (PSD), que propõe a criação de um cadastro de bicicletas no Estado com o objetivo de auxiliar a recuperação de bicicletas furtadas e prevenir novos furtos. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima quinta-feira (7/4/16), às 10 horas, no Auditório. A reunião atende ao requerimento do próprio autor do projeto.

De acordo com o parlamentar, o crescimento no número de furtos e roubos das bicicletas exigem das autoridades medidas que visem inibir tais práticas. “Os proprietários de bicicletas poderão realizar o cadastro dos seus veículos. Este cadastro criará um banco de dados, que ajudará a polícia no rastreamento das bicicletas desaparecidas, assim facilitando a recuperação”, explica o parlamentar.

Entre os anos de 2014 e 2015 houve um aumento de quase 10% nas ocorrências de furtos de bicicletas em Minas Gerais, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). No caso de roubo, que é quando há o emprego de violência, o crescimento foi de 26%. Ao todo foram registrados 5.422 furtos e roubos só no último ano.

Convidados – Foram convidados para a audiência o secretário interino de Estado de Defesa Social, Antônio Armando dos Anjos; a chefe da Polícia Civil, Andrea Claudia Vacchiano; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o membro do Grupo Pedala BH, Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo; o coordenador do grupo de ciclistas Giro 30, Rogério Marques Pacheco; o representante dos Ciclistas Jovens de Minas Gerais, Doorgal Gustavo Sad Lafayette Andrada; o presidente da Liga Mineira de Ciclismo, Demerson Furtado Pulis Gomes; o coordenador da Câmara Duas Rodas Bike do CDL/BH, Pedro Lopes da Trindade Filho; e o representante da ONG Arca Ama Serra e Mountain Bike BH, Frederico Lanna Amaro.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…