Categorias: Cidade

Projeto de recomposição salarial dos servidores será encaminhado a Câmara nesta terça

Um projeto de lei que garantirá a recomposição salarial para todo o quadro de servidores municipais e o pagamento do Piso Nacional da Educação para profissionais da rede municipal será encaminhado a Câmara Municipal nesta terça-feira, 30. O compromisso foi feito pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, durante a reunião com a Comissão de Negociação da Data-Base 2013 e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) nesta segunda-feira, 29. Os vereadores Marcilio Faria (PT), Professor Carlos Ferreira (PDT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, também participaram da reunião.

A proposta de reajuste, que será analisada pelos vereadores, também contará com a criação de um projeto que desvinculará as autarquias hoje existentes (Instituto de Previdência Municipal de Araxá – Iprema –, Fundação Cultural de Araxá, Instituto de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável de Araxá – IPSA – e Fundação da Criança e Adolescente) das negociações salariais envolvendo os servidores diretamente ligados ao quadro do funcionalismo público municipal, dando autonomia para estes órgãos negociarem com sindicato seus salários, plano de carreira e outros benefícios. O Secretário Alex Ribeiro não informou os percentuais de reajuste e não definiu se a administração municipal encaminhará uma proposta de aumento dos valores do cartão alimentação e a retroatividade do reajuste desde maio, período firmado na lei orgânica para negociação da Data-Base 2013.

O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que a expectativa é quanto o percentual da proposta que será encaminhada pela administração municipal. “Não fechamos a redação final do projeto de lei. Alias o secretário ainda não adiantou qual será o percentual de reajuste proposto pela prefeitura e estamos aguardando. De qualquer forma, estamos satisfeitos com as negociações até o momento. Podemos não chegar aos percentuais que propomos na pauta de reivindicações, já que a situação financeira da administração municipal não é das melhores. Temos que ressaltar que esse poderá ser o primeiro acordo coletivo da classe, que significa uma grande vitória dos servidores municipais. Caso o acordo seja firmado realmente, o funcionalismo público terá um ganho real nas negociações dos próximos anos”, afirma o sindicalista.

Hely explica que o projeto de lei de reajuste não será votado nesta terça-feira, 30, mas os servidores devem comparecer na Câmara Municipal. “É necessário pelo menos 15 dias para tramitação do projeto e analise dos vereadores. Além disso, poderemos apresentar emendas, caso seja necessário. Também temos que realizar uma assembleia geral da categoria que deverá ser realizada entre os dias 5 e 8 de agosto. Temos que ter cuidado ao analisar o projeto. A Prefeitura Municipal vai propor modificações importantes, não será somente uma questão de reajuste salarial, temos temas mais complexos para ser debatido. O Sinplalto estará atento e vamos levar todos esses pontos para ser debatido na Assembleia Geral”, esclarece.

Assembleia da Educação

O Sinplalto realiza nesta terça-feira, 30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Extração Metais Básicos (Sima), Rua Pres Olegário Maciel, 985, Centro, a Assembleia da Educação. A reunião reunirá os servidores municipais da Educação para tratar de assuntos específicos sobre o setor e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com a especialista em Educação, Marlene Gonçalves. “Inicialmente, tínhamos divulgado uma assembleia para debater a Data-Base, mas a proposta da Prefeitura de Araxá só será apresentada nesta terça-feira, 30, na Câmara Municipal. Não teremos tempo suficiente para analisar a contraproposta e fazer nossas observações. Por isso, vamos realizar nesta terça-feira a Assembleia da Educação e na próxima semana a Assembleia Geral dos Servidores Municipais. Não podemos tomar decisões apressadas, temos que analisar calmamente a proposta para apresentar a categoria”, afirma Hely.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…