Categorias: Agronegócio

Projeto Maracujá é ótima opção de renda para produtores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está realizando cadastramento de produtores rurais que queiram participar do Projeto Maracujá. De acordo com o secretário Caio Márcio Côrtes, a prefeitura vai oferecer todo o apoio técnico e equipamentos para a plantação e cultivo da fruta, sendo mais uma opção de renda e alternativa para diversificação de culturas agrícolas dominantes na região.

De acordo com o secretário, a boa perspectiva de aceitação no mercado também incrementa o cultivo do maracujá. Segundo ele, toda a produção será comercializada para a fábrica da Maguary (Araguari).

“Cada hectare chega a produzir 15 mil quilos de maracujá e a renda familiar bruta pode chegar a R$ 6 mil por safra. Outra vantagem do cultivo de maracujá é a produção consorciada a outras culturas. O espaço destinado ao plantio também pode ser usado para a produção de grão e hortaliças”, destaca.

“O incentivo da prefeitura é para o produtor que já tem uma atividade principal, leite, soja, feijão, café, entre outros, também possa cultivar o maracujá. Até mesmo para que o produtor que possui pequenos sítios. O maracujá é cultivo que pode ser feito em áreas pequenas, um, dois hectares, e que não necessita de grandes investimentos”, acrescenta o secretário.

Ele explica que o custo cheio (compra de todo material gasto para o plantio) é de no máximo R$ 18 mil por hectare. “O custo pode cair bastante se for usada madeira da propriedade ou outro material (bambu) para dar suporte à planta. Além do apoio técnico e de equipamentos, vamos fornecer as mudas para incentivar ainda mais o cultivo. Só no primeiro ano, o produtor praticamente paga o investimento que fez. No segundo ano, o lucro é bem maior porque toda a estrutura necessária já está pronta”, ressalta Côrtes.

O secretário diz que a expectativa da prefeitura é beneficiar cem produtores rurais. “O projeto recentemente aprovado na Câmara disponibiliza recursos para esses cem produtores. Se a demanda for maior, vamos tentar beneficiar um maior número de pessoas.”

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…