Categorias: Turismo

Projeto Metendo a Colher movimenta circuito gastronômico de Araxá

Um roteiro gastronômico moderno com os sabores variados da cultura mineira estará à disposição de Araxá e região, a partir da próxima semana. O projeto Metendo a Colher é realizado pela Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócio de Araxá (Acia) e pela Prefeitura de Araxá – 150 Anos, com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Clube da Cozinha e da TV Integração.

Os 11 bares e restaurantes participantes tiveram consultoria do chef Eduardo Avelar, serão certificados pelo trabalho e, na sequência, disponibilizarão os pratos diferenciados aos clientes em seus estabelecimentos. A solenidade de certificação do projeto será realizada nesta terça-feira, dia 24, às 9h, na sede da Acia.

Na ocasião, Arena Bar, Avenida 651, Escritórios Bar, Bossa Nova, Panini Express, Restaurante e Pizzaria Tarantela, Rota Retrô Bar, Spetus, Um Don Bistrô, Tauá Grande Hotel e Urubas receberão prato personalizado com a marca do projeto e, durante a semana, até o dia 29 (domingo), apresentarão as iguarias para o público no Circuito de Sabores.

“A certificação é importante porque mostra o empenho dos participantes. Todos poderão deixar expostos em seus estabelecimentos o prato personalizado que comprova a participação de um ciclo de consultoria e desenvolvimento a partir deste encontro com o renomado chef Eduardo Avelar”, explica a analista do Sebrae, Heloisa Tinoco.

Eduardo Avelar é arquiteto, mas foi atraído pelos sabores. Participou do Clube Gourmet de Minas Gerais e mudou-se para Paris em busca de mais conhecimento sobre Gastronomia. Formou-se chef na mais tradicional e renomada escola de culinária do mundo, o instituto Le Cordon Bleu, e graduou-se em Cuisine et Pâtisserie Superior, no Curso Escoffier, do Hotel Ritz. No Brasil, chefiou restaurantes em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte.

Ao conciliar as técnicas de cozinha internacional com os componentes da mesa brasileira, tornou-se um dos pioneiros da moderna cozinha brasileira e hoje é referência da culinária mineira contemporânea. “Encontrei em Araxá uma estrutura de bares e restaurantes de qualidade, mas principalmente empresários que estão se unindo em torno da identidade gastronômica local e buscando alternativas para enfrentar a crise instalada no país”, salienta Eduardo Avelar.

O presidente da Acia, Marcio Antônio Farid, concorda com o chef e avalia que o projeto consolida ainda mais Araxá na rota gastronômica de Minas Gerais. “A perspectiva é ampliar a realização, tornando o projeto um evento de data fixa no calendário do município”, comenta.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…