Categorias: Política

Projeto que doa área para a Fundação Maçônica exclui Pequeno Jardineiro

Da Redação/Jorge Mourão – Além da proposta de produtividade para médicos e dentistas, outra matéria que tramita na Câmara Municipal vem causando polêmica. O projeto de lei 164/2011 que autoriza a doação definitiva de uma área de 11,3 mil m² à Fundação Maçônica de Araxá (que foi cedida por 20 anos, podendo ser prorrogável por mais 20 anos), situada no Parque Municipal Teófilo Barbosa – Avenida Ecológica, prevê o funcionamento do programa Casa do Pequeno Jardineiro pelo prazo de três anos contados a partir da assinatura do termo de doação. Após esse período a prefeitura providenciaria um novo espaço para a continuação das atividades do programa.

Maçons e adolescentes e coordenadores do programa estiveram na reunião ordinária da Casa nesta terça-feira (4) para acompanharem a tramitação do projeto. A vereadora licenciada e fundadora do programa quando atuava como secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Edna Castro, afirma que não concorda com o artigo que cita o Pequeno Jardineiro já que o programa não utiliza mais o espaço cedido à Fundação Maçônica.

“Atualmente o programa funciona em instalações precárias na área do IEF (Instituto Estadual de Florestas), que fica ao lado da área que a prefeitura quer doar à maçonaria. Então não tem lógica citar o Pequeno Jardineiro no projeto. Tirando essa parte, o resto para mim não tem problema nenhum. Estamos procurando uma maneira de tirar as crianças das ruas e esse projeto exclui. Quando foram obrigados a sair, vão para onde?”, questiona Edna Castro.

Já pelo lado da maçonaria, o vereador Weliton Cardoso de Moraes (DEM), afirma que a entidade aguarda a aprovação do projeto para o desenvolvimento de diversos projetos sociais.

Por falta de documentação que ainda deve ser enviada pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, o projeto está previsto para ser votado no próximo dia 18.

Polêmicas

Esta não é a primeira polêmica envolvendo a área proposta para doação.

No dia 30 de julho de 2010, a imprensa divulgou que a área cedida à entidade estava sendo utilizada para fins lucrativos, o que não está previsto no termo de cessão, com o aluguel do salão para festas, aniversários, casamentos e outros eventos. Na época a diária custava cerca de R$ 700 (atualmente o espaço não está sendo alugado, segundo o vereador Weliton Cardoso de Moraes, que disse ainda que o aluguel era cobrado para a manutenção da área).

Já no dia 13 de agosto de 2010, a prefeitura anunciou que iria transferir o programa para a avenida João Paulo II. A Fundação Maçônica solicitou a transferência por causa do acúmulo de três meses na conta de água que ultrapassava R$ 8 mil (e a prefeitura se negou a pagar) – antes disso o programa utilizava a área cedida à Fundação Maçônica para atividades e alimentação e com os gastos de água os adolescentes foram impedidos pela entidade de continuar os trabalhos.

Trinta e seis dias depois, já com o Pequeno Jardineiro atuando na área do IEF, a água que era tirada do poço da Fundação Maçônica foi novamente cortada. As mangueiras foram cortadas e tampões impediram o desperdício da água. O suposto vândalo até hoje não foi identificado.

Três dias depois um acordo proposto pelo Ministério Público manteve o funcionamento do programa na área do IEF.

Já no dia 8 de novembro, o Ministério Público impetrou uma ação civil pública na Justiça contra a maçonaria pelo descumprimento do termo de cessão da área (aluguel do salão para eventos)

Onze dias depois a prefeitura apresentou defesa entendendo que a área poderia ser alugar por se tratar de estar cedida para uma fundação. O processo ainda não foi sentenciado.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…