Categorias: Meio Ambiente

Proprietários serão co-responsáveis pelo patrimônio natural

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 2° turno o projeto de lei que dispõe sobre o Bolsa Verde, mecanismo que cria incentivos financeiros e fiscais para os proprietários que mantêm em boas condições as florestas nativas e as nascente localizadas em suas terras. O projeto agora aguarda regulamentação para definir os procedimentos necessários do benefício.

De acordo com o projeto de lei, o Bolsa Verde ampliará a participação dos produtores rurais no trabalho de conservação do patrimônio natural de Minas. Inicialmente, o Bolsa Verde será concedido a pequenos proprietários e posseiros cuja atividade seja essencialmente a agricultura familiar.

O benefício poderá ser solicitado por proprietários de até 50 hectares e, progressivamente, a todos os proprietários e posseiros rurais do Estado. A meta final do governo é ampliar as áreas de vegetação nativa em 120 mil hectares até 2011.

Os recursos para a concessão do benefício serão provenientes da Lei Orçamentária Anual, do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), da compensação pela utilização dos recursos naturais, de convênios celebrados pelo Poder Executivo, doações, contribuições ou legados de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. O pagamento também poderá ser feito com créditos inscritos em dívida ativa do Estado.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) fornecerá aos proprietários as mudas das espécies nativas adequadas à recomposição da cobertura vegetal e orientação técnica em conjunto com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

“Essa é uma iniciativa que demonstra, pela primeira vez, que o poder público mineiro reconhece que a responsabilidade pela proteção dos recursos naturais, principalmente a biodiversidade e a água, é de todos os cidadãos e não somente dos produtores rurais”, afirma o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…