Categorias: Cidade

???Protetora dos Animais??? é acusada de maus-tratos no Canil Municipal

Cinco ex-funcionários do Canil Municipal fizeram denúncias contra a coordenadora do Canil Municipal, Eliane Cristina de Resende (que se auto-intitula “Protetora dos Animais”), por maus-tratos de animais durante a reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (17). Eles apresentaram aos vereadores fotos de animais com graves ferimentos e documentos sobre irregularidades no local que estão protocolados no Ministério Público Estadual. Eles foram demitidos pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (16).

O tratamento e higiene dos cães, a alimentação de má qualidade, a falta de veterinários para atender a demanda do canil e a forma de sacrifício dos animais doentes foram os principais pontos apresentados nas denúncias.

A lei 9.605/98 (crimes ambientais), prevê detenção de três meses a um ano e multa para o responsável de maus-tratos contra animais domésticos, nativos ou exóticos caracterizam crime e podem render pena de detenção de três meses a um ano para o responsável, além de multa.

Flávio Henrique Borges, que trabalhou no canil durante três anos, diz que todos os demitidos faziam serviços gerais e auxiliavam as veterinárias. “Agora não existe mais nenhum tipo de assistência veterinária no canil porque a coordenadora, a Eliane Resende, não permite que funcionários contratados pelo município façam o serviço.”

Segundo ele, os cachorros sofrem maus-tratos, muitos morrem e outros sacrificados pela própria coordenadora que não tem autonomia para fazer o serviço e ameaçava os funcionários, caso alguma denúncia ocorresse.

“O chefe do Zoonoses (Elias Pedro Vieira) fez uma reunião com todos os funcionários e definiu as normas do canil, mas nenhuma delas foi cumprida. Procuramos o chefe novamente e foi pedido que cada funcionário relatasse o que estava errado no canil. Segundo ele, as reclamações seriam repassadas ao secretário de Saúde (Antônio Marcos Belo) e à Câmara para ver qual decisão seria tomada, mas nada foi feito”, diz Flávio.

Ele acrescenta que as demissões foram motivadas pelas denúncias contra a coordenadora Eliane. “Achávamos que uma solução para o problema seria tomada porque a situação daqueles animais é deprimente, mas a resposta foi que, a mando do secretário de Saúde, seríamos demitidos e não trabalharíamos em qualquer outro departamento público.”

Coordenadora nega maus-tratos

Eliane diz que a morte de animais é normal. “A cada dez cachorros que chegam ao canil, seis morrem porque estavam muito doentes ou foram atropelados. Portanto, 60% dos casos são cães que estão em estado terminal e não há como salvar. Quero esclarecer também que eu não faço eutanásia e sim o veterinário, João Bosco, que atende voluntariamente no canil.”

A coordenadora afirma que a alimentação dos animais está sendo feita de forma balanceada. “Antes se comprava uma ração com alto teor energético, ruim para o animal e que custava aproximadamente R$ 50 mil por ano aos cofres públicos. Agora, com a alimentação (a base de muxiba moída) feita aqui vamos reduzir o custo para R$ 7 mil anuais, uma economia que vai possibilitar que a compra de mais medicamentos e a construção de um novo canil.”

Secretário explica demissões

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belos, diz que a demissão dos cincos funcionários é uma das medidas que adotadas para tentar resolver o problema de funcionamento do canil.

“Além disso, eles estavam contratados há mais de dois anos e, pelo acordo que fizemos que o MP, nós tivemos que demitir esses funcionários que já extrapolaram o tempo limite de contrato. Por isso, eles não podem ser deslocados pra outro setor. O objetivo é dar oportunidade para que outras pessoas possam se beneficiar com esses cargos que ainda não estão preenchidos por concursados”, explica o secretário.

De acordo com ele, um veterinário de renome está prestando o atendimento no canil municipal. “Inclusive contratamos recentemente uma nutricionista para cuidar da alimentação dos cães.“

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…