Super banner
Super banner

PT e PSB fecham aliança para candidatura majoritária em Araxá

PT e PSB fecham aliança para candidatura majoritária em Araxá

Toninho Barbosão e Waldir Benevides de Ávila - Divulgação

Da Redação/Jorge Mourão – O PT local, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário Antônio Ferreira Barbosa, o Toninho Barbosão, divulgou, na noite desta segunda-feira (18), que acertou aliança com o PSB para coligação majoritária nas eleições de 2012, com o ex-prefeito e produtor rural Waldir Benevides de Ávila sendo vice na chapa. A convenção para selar a candidatura está marcada para o próximo dia 28, na sede do PT, esquina da avenida Antônio Carlos com a rua Presidente Olegário Maciel.

Em entrevista exclusiva ao Diário de Araxá, o pré-candidato Toninho Barbosão fala como foi o acerto da aliança com o PSB na chapa majoritária e outros assuntos pertinentes às eleições deste ano, como a chapa proporcional e pretensões de outros partidos. Confira.

Diário de Araxá – Como foi a definição pela aliança do PT com o PSB, que indicou o ex-prefeito Waldir Benevides de Ávila como seu vice?

Toninho Barbosão – O Waldir soma bastante porque é ex-prefeito, tem uma experiência fantástica e tem penetração no meio rural, onde o PT tem um programa de governo que prega do desenvolvimento rural ao desenvolvimento urbano. Além do Plano Diretor da cidade, tem o Plano Diretor Rural, que é muito importante porque a gente acredita que o Brasil realmente será o celeiro do mundo, e a gente precisa realmente investir na área rural e fazer com que o Brasil se destaque nesta área. Com isso, o Waldir tem uma aceitação muito grande, principalmente das gerações mais antigas, somando o novo com a história de Araxá. Ele é a maior figura do PSB em Araxá, e em nível nacional é um partido parceiro em diversas cidades, capitais importantes. Entendemos que é um partido muito importante para estar junto com o PT.

Diário de AraxáQual o diferencial que o PT tem hoje formando alianças em relação ao PT de 2008, que enfrentou uma candidatura com chapa pura, no qual o senhor obteve expressiva votação?

Toninho Barbosão – Em 2008 saímos com chapa pura, mas este ano entendemos que teríamos que fazer alianças. Em 2008 não deixamos de fazer porque a gente quis, foi porque o processo é complicado, e os grupos políticos tentaram nos isolar e sempre fizeram de tudo para que saíssemos sozinhos. Agora este ano, em virtude do resultado de pesquisas e do potencial de cada candidato, estamos com a possibilidade muito grande do PT ser governo e estamos conseguindo o apoio de diversos partidos. Fechamos com o PSB, temos praticamente fechados o PCdoB, PRTB, PTC e PRB, que são partidos que somados vão nos dar a maior parte de televisão e vão nos permitir formar uma frente de renovação neste pleito das eleições 2012. Isso realmente representa a renovação, precisamos quebrar os paradigmas existentes hoje na política de Araxá, é necessário que a gente faça uma gestão diferente, menos politiqueira, mais técnica e corporativa, mais preocupada com objetivos e metas, administrar bem o dinheiro público, fazer com que o orçamento de Araxá possa ser realmente revertido em benefício para a população.

Diário de Araxá – E na chapa proporcional, o PT já definiu as coligações que pretende formar?

Toninho Barbosão – Estamos fazendo um arranjo, vários partidos estão interessados, um deles é o PSB, mas existem outros, e estamos montando uma matriz de candidatos para ver essa aliança em relação ao Legislativo.

Diário de Araxá – Além do PSB, o PMDB é um dos principais parceiros do PT no governo federal, sendo que esta legenda, presidida em Araxá pelo vice-prefeito Miguel Júnior, ainda está indefinida por intervenção de sua Executiva Estadual sobre qual caminho percorrer. É possível o PMDB com o senhor no palanque?

Toninho Barbosão – Não tenho a menor dúvida disso porque o PMDB é um dos maiores parceiros do PT em nível nacional, e o PMDB de Minas está se posicionando para se contrapor, ser realmente um partido de oposição, está muito ligado ao governo Dilma, e acredito que com isso tem tudo para vir com a gente. Apesar de o PMDB possuir quadros realmente significativos para nós, e como está ligado ao PT, porque não em Araxá? Existe essa possibilidade realmente de o PMDB vir com a gente.

Diário de AraxáO seu nome foi o mais cogitado para ser vice na chapa do pré-candidato e deputado Aracely de Paula, do PR, tanto que houve uma tentativa final de selar essa parceria na semana passada e tudo indica que um chapão está sendo formado para apoiá-lo, com consentimento do ex-prefeito Antônio Leonardo (PP), do deputado Bosco (PTdoB) e de lideranças estaduais. Além disso, o Waldir Benevides de Ávila, que já foi vice de Aracely enquanto prefeito, compõe sua chapa. Isso tudo se torna um paradoxo?

Toninho Barbosão – O Waldir hoje faz parte de um partido que também é base do governo federal, um dos maiores parceiros. O PR também é parceiro, mas nem tanto quanto o PSB é hoje, só que por traz da candidatura de Aracely existe um propósito muito diferente do nosso. No propósito do PSB há muito mais convergência nas nossas propostas, nossas ideias, de um programa de governo para Araxá do que o PR do Aracely. A gente não vê a candidatura do PR como uma candidatura que vise um projeto para Araxá, visa um projeto de interesses de grupos e que não atende os interesses da cidade. Araxá é uma cidade rica, tem uma arrecadação fantástica e depende muito pouco dos governos estadual e federal, se bem administrada. O povo de Araxá tem que ser dono de seu destino, e com a arrecadação que a cidade tem, temos que ser independentes, ter força e saber administrar bem esse dinheiro e transformar Araxá em uma cidade referência. Esse grupo que está se formando, primeiro vem o interesse pessoal, segundo o interesse de um grupo político visando eleições presidenciais e, se sobrar tempo, talvez se dedicarão a Araxá. O nosso projeto é unicamente pensando na cidade de Araxá.

Diário de Araxá – Com o prefeito Jeová Moreira da Costa de fora das pretensões do chapão, mesmo sendo aliado do governador Anastasia, houve especulações de que ele poderia apoiar a sua pré-candidatura. O senhor acredita que ele possa realmente abrir mão de tentar reeleição?</span>

Toninho Barbosão – Não tenho a menor dúvida. As lideranças se uniram em torno de um chapão e agiram de forma tão truculenta que deixaram acuados a nossa candidatura e a candidatura do prefeito. É lógico que isso provoca uma determinada reação, então não se surpreenda se de repente acontecer o inusitado, o de os acuados se unirem e acabarem disputando essa eleição contra o chapão. Além disso, essa situação de quererem provocar uma candidatura única está provocando um racha enorme dos grupos políticos, e não tenho a menor dúvida que mais da metade estará conosco, uma maioria inesperada pela população.

Notícias relacionadas