Categorias: Saúde

Queda de temperatura favorece a transmissão de doenças respiratórias

Nesta época do ano em que as temperaturas caem e o ar fica mais seco, é importante se atentar para os cuidados necessários para prevenir a transmissão dos vírus causadores de doenças respiratórias, especialmente os da gripe.

Como explica a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, a ocorrência de gripe e demais doenças respiratórias é maior nos meses de outono e inverno, quando a temperatura climática diminui. “A sazonalidade do vírus Influenza (causador da gripe) tem início em meados de abril e perdura até o final de julho. Em 2014, a maior parte dos óbitos foi detectada nos meses de abril e maio, com ocorrência importante também em junho e início de julho”, alerta.

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza A, B e C, que acomete as vias respiratórias. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia.

A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela doença. Além disso, é segura e só não é recomendada para quem tem alergia severa a ovo de galinha e derivados. Mais informações sobre a vacina e a campanha de imunização, disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/gripe.

Vírus respiratórios 

Além do vírus causador da gripe, existem outros responsáveis pelo adoecimento nesta época do ano. O vírus sincicial respiratório é um vírus de distribuição mundial, causador de doenças como bronquiolite, pneumonia e insuficiência respiratória, em surtos sazonais nos meses frios (outono e inverno). A Coordenadora, Janaína Almeida, destaca que fazem parte do grupo mais propenso a se contaminar com esse vírus pessoas imunocomprometidas (que têm o sistema imunológico comprometido) crianças menores de seis meses, cardiopatas, pneumopatas e idosos que vivem em instituições (casas de repouso, asilos, etc).

Já o rinovírus é um agente causador mais comum dos resfriados, sem sazonalidade definida, enquanto a parainfluenza é causada por um vírus de distribuição mundial que, infelizmente, pode ocorrer durante todo o ano, especialmente nos adultos, porém as infecções são geralmente assintomáticas ou leves. O risco dessa doença é maior entre idosos, particularmente os institucionalizados. Outro vírus é o adenovírus, que é mundialmente distribuído e causa surtos principalmente no final do inverno, na primavera e no início do verão. É comum ocasionar faringite (inflamação da garganta), conjuntivite, pneumonia e diarreia.

Contaminação e prevenção 

As formas de contágio destas doenças são as mesmas da Influenza, que ocorre por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar. Ambientes fechados e com pouca circulação de ar também são favoráveis para a transmissão da doença, que pode ser contida com medidas simples. Entre elas, lavar bem as mãos com água e sabão, beber bastante água, evitar locais aglomerados, manter a janela do ônibus sempre aberta e, ao tossir ou espirrar, usar a parte interna do braço, nunca as mãos. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…