Categorias: Saúde

Raphael Rios faz visita técnica ao Corpo de Bombeiros para projeto de integração com o Samu

Uma visita técnica realizada à unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Araxá apontou uma alternativa para a instalação da base física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. À convite do comando do CBMMG, o vereador Raphael Rios esteve no local, ao lado da secretária municipal de Saúde, Cristiane Pereira, e dos servidores da SMS, Max (assessor Logísitca) e Carla (fiscal Vigilância Sanitária). Eles foram recebidos pelo Comandante do Pelotão Operacional do Corpo de Bombeiros de Araxá, Tenente Marcelo Teixeira, e pelo comandante da 2ª Companhia Araxá, o capitão Luiz Ricardo de Oliveira.

Raphael Rios explica que o aproveitamento do espaço físico do Corpo de Bombeiros, além de reduzir custos com uma nova estrutura, vai agilizar a entrega da parte física, da qual o município é responsável. “Vejo como uma alternativa muito mais viável do que a construção em anexo à UPA”, afirma.

O Comandante do Pelotão Operacional do Corpo de Bombeiros de Araxá, Tenente Marcelo Teixeira, explica que a visita foi sugerida pelo comando do 8º Batalhão de Bombeiros Militar – Uberaba, a qual Araxá é subordinada. Segundo ele, a tendência estadual é de que os serviços sejam ofertados conjuntamente, de forma integrada. “A ideia é ter um centro de informações integradas e evitar duplos acionamentos de Bombeiros e Samu para a mesma ocorrência, gerenciar melhor os recursos, com atendentes do Samu e Bombeiros que irão encontrar o melhor atendimento para a ocorrência” explica.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pereira, está otimista com a disponibilidade do comando do Corpo de Bombeiros em ceder parte de seu espaço físico e estrutura, para a implantação do Samu em Araxá. Segundo ela, a principal dificuldade atualmente do município refere-se à estrutura física do Samu, considerando a indisponibilidade orçamentária da Prefeitura de Araxá para a construção do espaço anexo à UPA, avaliado atualmente em cerca de R$ 1,6 milhão.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, avaliou positivamente a parceria principalmente em função do espaço físico e das áreas comuns a serem compartilhadas. “A área de lavagem das ambulâncias, que é crítica e muito difícil de ser construída já está pronta, além dos espaços de recebimento de materiais para assepsia que estão muito além do exigido pela legislação do Samu.” Segundo ela, a única adequação deve ser nos espaços de descanso, que não podem ser compartilhados, e na construção de garagem.

Cistrisul

Atualmente, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul(Cistrisul) encontra-se em fase de finalização dos processos licitatórios e de minutas dos editais para realização dos processos seletivos para contratação de pessoal. O consórcio também é responsável por acompanhar os municípios na construção das bases descentralizadas.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…