Política

Raphael Rios propõe Câmara de Juventude e implantação de parquinho inclusivo

O vereador Raphael Rios (Solidariedade) propõe Resolução que institui no Programa Câmara da Juventude no Legislativo de Araxá. De acordo com o projeto apresentado durante seu pronunciamento na tribuna na Sessão Ordinária desta tarde (28), o programa tem como objetivo geral interagir o Poder Legislativo e as instituições de ensino públicas e privadas da cidade, abrangendo alunos do 9° ano do ensino fundamental ao 2° ano do ensino médio.

O projeto consiste em estipular um cronograma com apoio técnico da Escola Legislativa da Câmara, com inscrições de escolas interessadas, palestras, eleições de vereadores jovens, finalizando com Reunião Solene e entrega de certificados.

Nela, cada representante destacaria suas proposições, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

“A Câmara da Juventude é uma das principais bandeiras que destaquei durante a minha candidatura para vereador. É um projeto que contribui para a formação da cidadania e preparação dos nossos jovens para estimular o senso crítico político, para quem sabe, no futuro, participem de forma mais efetiva na construção de uma sociedade mais justa”, destaca Raphael Rios.

A proposta segue para tramitação do plenário.

Playground inclusivo

O vereador Raphael Rios destacou também indicação para a instalação de um playground inclusivo em Araxá, que é composto por brinquedos projetados para integrar e divertir crianças com e sem deficiência e misturam equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para cadeirantes, cegos, surdos, com deficiência intelectual ou múltipla.

Raphael conheceu o playground inclusivo durante uma recente viagem à cidade de Curitiba e relata que por um baixo investimento o município e empresas parceiras podem executar esse projeto de extrema importância.

A indicação será encaminhada às Secretarias de Obras Públicas e Mobilidade Urbana e de Ação e Promoção Social, com sugestão para que o playground inclusivo seja instalado na Praça José Hermógenes da Silva (Restaurante Uruba’s), por ser um ponto central e de fácil acesso.

“A nossa cidade é carente de política pública de inclusão e esse projeto proporciona um grande ganho para as crianças portadoras de deficiência, garantida a diversão e interação de todos, promovendo uma convivência sadia e compartilhando espaços”, destaca Raphael.

Energia fotovoltaica

– Proposição de Projeto de Lei para inclusão na Lei do IPTU Ecológico da concessão de desconto no IPTU para a moradia que tiver instalada o sistema de energia solar fotovoltaica, complementando demais iniciativas de energia renováveis e benefícios ao meio ambiente abrangidos por esta legislação.

Fórum Comunitário para debater o salário dos servidores

– Proposição para realização de Fórum Comunitário para levantar informações sobre a recomposição salarial dos servidores públicos municipais e reajuste no valor do vale-alimentação, com a participação do Poder Executivo, Sindicato e Associação representativos do setor, servidores em geral e imprensa. Junto com o vereador Raphael Rios assinaram os vereadores José dos Reis Paula de Paula (Zezinho), Robson Magela e José Valdez da Silva (Ceará).

Demais ações

– Substitutivo ao Projeto de Lei 009/2017, tendo em vista que existe legislação semelhante para reparos em vias e passeios públicos após abertura de buracos ou valas por concessionárias e similares de serviços de manutenção ou outras necessidades. O substitutivo altera a obrigação dos reparos para até 72 horas após o término desses serviços, além do ajuste da altura relativa ao cabeamento e/ou fiação suspensa. Além do vereador Raphael Rios, são autores deste substitutivo os vereadores Fárley Pereira de Aquino e Hudson Fiuza Lemos.

– Indicação às Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica e de Segurança Urbana e Cidadania, para instalação de placas de indicação para acesso à Serra da Bocaina, nas vias urbanas de entrada e saída de Araxá, ao longo da rodovia MG- 428 (Araxá / Sacramento, nos dois sentidos) e estrada Araxá / Argenita.

– Indicações à Secretaria de Serviços Urbanos para a construção de calçada na Alameda Helena Ferreira Moraes (Igrejinha Nossa Senhora de Fátima) e à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania para fiscalização de trânsito nesta mesma via, tendo e vista o intenso tráfego de veículos pesados que está danificando os bloquetes que compõem a alameda.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…