Política

Raphael Rios propõe inclusão de atendimento prioritário para autistas e acompanhantes

O vereador Raphael Rios apresentou, na Reunião Ordinária desta terça-feira (3), um Projeto de Lei que inclui portadores do transtorno do espectro autista (e acompanhantes) entre as pessoas que devem ter atendimento prioritário em repartições públicas, estabelecimentos bancários, comerciais e similares no município de Araxá.

A proposta define que os estabelecimentos devem acrescentar o símbolo mundial da conscientização do autismo, caracterizado por uma fita feita por peças de quebra-cabeça, nas placas indicativas de atendimento preferencial, assim como acontece com gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo.

Durante sua justificativa, Raphael lembrou que no dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Consciência do Autismo, e no Brasil são cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem desse transtorno.

Ele reiterou que o objetivo do projeto é dar mais dignidade e respeito ao portador do transtorno e pais ou responsáveis (acompanhantes), que precisam buscar atendimento coletivo em repartições públicas ou privadas, mas muitas vezes enfrentam dificuldades para a busca desses serviços.

“Uma criança que sofre deste transtorno às vezes fica impaciente em uma fila, não entende quando acontece uma demora no atendimento, o pai e a mãe chegam a deixar de buscar esses serviços temendo preconceito ou constrangimento, segundo relatos. Então, esse projeto vem justamente para dar dignidade e respeito para quem sofre ou convive com o autismo”, destaca Raphael.

A proposta segue para tramitação do plenário.

Cata-Treco

Raphael Rios também destacou a apresentação de indicação à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA) para que se implante em Araxá um programa organizado de recolhimento de objetos domiciliares descartados pela população, como móveis velhos ou danificados, eletrodomésticos, eletrônicos, televisão, geladeira, fogão e outros.

Conhecido como “Cata-Treco” em municípios que já executam esse programa, o objetivo é oferecer um serviço de recolhimento desses objetos inutilizados, por meio de agendamento, para que os mesmos tenham destinação adequada, evitando agressão ao meio ambiente e preservando nascentes, rios, áreas verdes e outros.

O vereador citou municípios que estão sendo bem-sucedidos com este projeto, como Itajubá, que tem número populacional semelhante a Araxá, e registrou cerca de 3,7 mil atendimento em um período de três anos.

Demais ações

– Projeto de Lei de Denominação de Via Pública – Rua Elba Davi Machado, a atual Rua L do Loteamento Residencial Dona Adélia II.

– Indicação à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para cercamento, limpeza e retirada de lixo e entulhos na Matinha do bairro São Francisco.

– Indicação à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para reforma geral da passarela do viaduto José Domingos Filho (Sesi Senai), que encontra-se em estado precário. Esta indicação já foi apresentada pelo vereador em março de 2017.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…