Política

Raphael Rios propõe projeto de incentivo à amamentação, parto normal e humanização de procedimentos para a saúde das mães

O vereador Raphael Rios (Solidaridade) propõe Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Amamentação e Incentivo ao Parto Normal e Humanizado em Araxá.

A proposta objetiva, anualmente entre os dias 1° e 7 de agosto, a promoção e proteção à amamentação, à prática do aleitamento materno até 2 (dois) anos de idade e à adoção do leite materno, ao estímulo ao parto normal, proporcionando menos riscos para mães e crianças, além da humanização no atendimento às gestantes desde o período pré-natal ao nascimento, por meio da realização de palestras, seminários, debates e divulgações de cunho informativo, em parceria com órgãos públicos e privados.

O projeto prevê ainda atividade especial com foco na orientação, espaço para doação de leite materno e realização da amamentação coletiva.

Em sua justificativa, Raphael Rios revelou que 78% dos partos realizados em Araxá em 2016 foram cesáreas, incluindo as redes pública e particular – dados da Secretaria Municipal de Saúde -, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenta que o número de cesáreas não ultrapasse 15%, número bem longe da nossa realidade.

“Este projeto vem como mais um aliado à informação para as famílias, especialmente para as mães, de todos os benefícios do parto normal e humanizado. Durante a Semana da Amamentação, profissionais ligados à área vão promover palestras e ações para conscientização dos riscos da cesárea, especialmente nos casos em que o parto normal é a melhor opção pra mãe e pra criança”, disse.

“Quando citamos também o parto humanizado, buscamos ações e procedimentos que promovam o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê, respeitando as decisões da mãe e respeitando o tempo para que o nascimento”, acrescentou Raphael.

Em relação à importância da amamentação, o vereador destacou que, além de promover palestras e ações voltadas para o tema, o cronograma estipula um dia em que as mães se reunirão para um grande ato de amamentação coletiva, em prol da saúde delas e de seus filhos.

“Está comprovado que a amamentação evita nas crianças infecções, diarreias, alergias, diminui o risco de doenças crônicas e aumenta a afinidade entre a mãe e a criança. Já para a mamãe, amamentar auxilia na perda de peso após o parto, a recuperar o tamanho normal do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia, além de reduzir as chances de desenvolver diabetes ou câncer de mama e de ovário” relatou.

“Mas, para que a mãe possa amamentar até os seis meses de vida ou mais da criança, sabemos que precisamos fazer mais. Precisamos ter empresas socialmente responsáveis e que também engajem nessa causa”, acrescentou.

Ainda sobre esse tema, Raphael Rios apresentou Indicação à Secretaria Municipal de Saúde para estudo de viabilidade para parceria que possibilite o retorno das atividades do Banco de Leite Humano, mantido pela Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama).

Visita CAM e CAC e pedido para reabertura do Banco de Leite Humano

Raphael Rios destacou também recente visita feita ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e Centro de Atendimento à Criança (CAC), instituições mantidas pela Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama).

O vereador fez um requerimento para a Secretaria de Saúde solicitando estudo para parceira com a entidade visando a reabertura do Banco de Leite Humano.

Raphael também lembrou que a Prefeitura está disponibilizando profissionais que realizam uma série de atendimentos no CAM e no CAC.

Cobrança de melhorias Lago Norte do Barreiro

Raphael Rios comentou ainda sobre o estado de abandono do Lago Norte da Estância Hidromineral do Barreiro.O espaço passou por revitalização em 2010 para atender à comunidade de Araxá e desde então nunca passou por manutenção geral.

Em recente visita ao local após receber diversas demandas da comunidade, o vereador constatou postes de iluminação danificados, fiação elétrica exposta, bancos e lixeiras quebradas e a falta de manutenção dos brinquedos do parquinho, que está com pregos e farpas de madeira expostos, colocando crianças em risco.

O vereador cobra manutenção geral no entorno do lago, por meio de indicação que será encaminhada à Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), responsável pelo Barreiro.

Demais ações

– Apresentação de Projeto de Lei que denomina como Rua Carlos Rodrigues de Melo, a atua Rua Onze do loteamento Condomínio Villagio II.

– Indicação à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania para melhorias em segurança no trânsito entre os bairros Pão de Açúcar e Novo Horizonte, onde há falta de sinalização e a rotatória na divisa não está sendo utilizada corretamente.

– Comentário em apoio sobre carta recebida de trabalhadores dos Correios do Brasil, que reivindicam melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…