Cidade

Repasse para o SOS é aprovado por unanimidade na Camara

Confira também as reividicações dos vereadores que usaram a tribuna  nesta quarta.

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente na quarta (5), devido ao falecimento do ex-presidente da Casa Legislativa, José Cincinato de Ávila.

O falecimento do ex-vereador foi lamentado pelos colegas que lembraram o currículo de José Cincinato, que também era empresário e uma das principais lideranças política de Araxá. José Cincinato foi vereador por cinco mandatos, de 1989-1992, 1993-1996, 1997-2000, 2001-2004 e em seu último mandato, de 2005-2008, foi eleito com 1322 votos, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Atualmente estava filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Foi aprovado em Plenário o Projeto de Lei 069/2017, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Serviço de Obras Sociais (SOS) concedendo subvenção social no valor de R$116.919,00 para fins de custeio e manutenção. Os vereadores reforçaram durante a discussão do projeto a importância da destinação de recursos para as entidades de Araxá e ressaltaram o histórico dos serviços prestados pelo SOS e a necessidade do apoio para a manutenção das atividades da instituição.

Edinho Souza

O Vereador Edinho Souza foi o primeiro a usar a tribuna. Ele comentou a reinauguração do Hospital Casa do Caminho, elogiando o trabalho da entidade em parceria com a Prefeitura e destacando a importância do Hospital para Araxá. O Parlamentar também comentou sua participação na inauguração da nova sede administrativa do Araxá Esporte Clube, que correu na última sexta- feira (30).

Moção de Pesar – Aos familiares do ex-vereador José Cincinato de Ávila, que faleceu

no dia 04 de julho de 2017.

Moção de Congratulações – Ao novo Presidente do Rotary Club Araxá Sul, Jaime

Goulart de Melo.

 

José Valdez da Silva

O Vereador Ceará voltou a questionar a falta de resposta de suas indicações por parte do executivo. A situação do Aterro Sanitário foi lembrada. Segundo o vereador, a situação do local está causando graves problemas às pessoas que ali trabalham. Ceará ressaltou que uma gestão eficiente dos resíduos sólidos urbanos está prevista em diferentes leis estaduais e federais e devem ser aplicadas no município.

Indicação – Ao Deputado Estadual Bosco, intermediar junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no sentido de restabelecer, com urgência, o sistema de fornecimento de insumos para o tratamento de Diabetes Melitus. (Apresentada em nome do Vereador Fabiano Santos Cunha)

Indicação – Revitalização do campo do Bairro Boa Vista, que está abandonado.

 

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios iniciou seu uso da tribuna falando sobre o índice de suicídios no município e a necessidade de políticas públicas para combater esse problema. Em um períodos de seis anos e meio, 67 casos ocorreram em Araxá, número superior ao de homicídios. Visando minimizar este problema de saúde pública, o Vereador apresentou Projeto de Lei definindo o Dia 10 de setembro como o Dia Municipal de Combate e Prevenção ao suicídio.

Indicação – Realização de um Fórum Comunitário para apresentar o trabalho do Conselho Tutelar de Araxá e debater a criação de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Indicação – Que seja realizada capacitação dos professores da rede municipal para que possam ministrar aulas de xadrez e estender as aulas de xadrez aos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Indicação – Que seja criado no calendário esportivo da cidade, um Circuito Municipal de Xadrez, aberto à toda comunidade.

Moção de Congratulações – Ao coordenador da 9ª Copa Rio Branco de Futsal Infantil, Ernane Montandon, pelo sucesso na realização do evento.

Moção de Congratulações – A atleta Roseane Cândido dos Santos, que ficou em 1º lugar no Campeonato Mineiro de Fisiculturismo e vão representar Araxá à nível nacional.

 

Robson Magela

O Vereador Robson Magela falou sobre o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Empresários da construção civil estão reclamando da demora para liberação da documentação por parte do Instituto. O parlamentar lembrou que estes empresários pagam impostos e geram inúmeros empregos para Araxá e merecem ser respeitados. Robson também pediu atenção da prefeitura em relação a Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Araxá (FADA) que precisa ser priorizada, pois passa por necessidades.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a reforma da quadra esportiva localizada na rua Maria Luiza de Jesus, no bairro Francisco Duarte.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá realize a pavimentação asfáltica da rua José Roque de Oliveira, no bairro Vila Silvéria, instale a drenagem pluvial, meio-fio e sarjeta no local, construa as calçadas e implante a iluminação de LED nesta via pública.

Indicação – Que a Copasa providencie a devida coleta de esgoto das residências localizadas na rua José Roque de Oliveira, no bairro Vila Silvéria.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá instale redutores de velocidade na altura do nº537 da rua Osvaldo Álvaro da Silva e na altura do nº 56 da Rua José Borges, sendo ambas as vias localizadas no bairro Vila Estância.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá realize a revitalização da Praça das Mangueiras, localizada no setor Leste da cidade, e instale um redutor de velocidade na rua Terêncio Pereira, na altura desta mesma praça.

Indicação – Que a Polícia Militar intensifique o policiamento ostensivo na Praça das Mangueiras, localizada no setor Leste de Araxá.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie o recapeamento asfáltico da Travessa Manoel Antônio da Silva, localizada no bairro Novo Santo Antônio.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá instale redutores de velocidade na Travessa Manoel Antônio da Silva, no bairro Novo Santo Antônio, e implante a devida sinalização de trânsito no local.

Moção de Pesar – Aos familiares de Rufino Misael da Silva, pelo seu falecimento em 23 de junho de 2017.

 

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson Fiuza comentou algumas demandas de Escolas Municipais que foram atendidas, através de parcerias com empresas: A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) disponibilizou para a Escola Municipal Rural José Bento um campo para recreação dos alunos; já a Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (CAIC), recebeu colchonetes doados pelo Grupo Zema para o atendimento dos alunos de tempo integral.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de criação de uma Central de Agendamento de Consultas na rede Pública Municipal de Saúde para as Unis e PSF’s.

Indicação – Que seja estudada a viabilidade de reforma e reabertura dos antigos Centros de Convivência do Bairro Santa Luzia e do Bairro Dona Beja.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de implantação nas ruas João Batista Fernandes, Claudio José de Faria, Wantuir Batista da Costa e Celidonio de Affonseca e Silva, no Bairro João Ribeiro, como medida de regulamentação do trânsito, o estacionamento somente de um lado da via pública, com a devida sinalização.

Indicação – Possibilidade de limpeza de uma área institucional localizada na Rua Ypy Barbosa em frente ao número 155 no Bairro Veredas da Cidade e que seja feito a sarjeta e meio fio na lateral da referida área institucional.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…