Categorias: Cidade

Representantes dos Brics debatem os rumos da siderurgia em Araxá

Especialistas nacionais e estrangeiros na produção do aço estarão reunidos em Araxá (MG), a partir do dia 26 de maio, para debater os rumos da siderurgia mundial. Os representantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) participarão de evento que será promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), até o dia 29, no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá.

Já confirmaram presença como palestrantes da mesa-redonda do 44º Seminário de Aciaria – Internacional: Zhao Pei, secretário geral da Chinese Society for Metals; T. Banerjee, gerente geral da Mecon Engineering, da Índia; Konstantin Kosyrev, diretor geral do Instituto Governamental de Metalurgia para Materias Ferrosos (TSNIIChermet), da Rússia; e Ruy José Alvarenga, diretor comercial da Metal Data – Mineração e Metalurgia.

“Graças às suas ricas experiências em seus países, os especialistas contribuirão com os recentes desenvolvimentos tecnológicos e de processos que definirão o caminho a ser percorrido pelo setor”, afirma o coordenador do evento, José Luiz Lopes Martinez, diretor de Vendas e Marketing da GrafTech Brasil Participações.

Zhao Pei apresentaá os recentes desenvolvimentos nas tecnologias de produção de aço bruto na China, abordando as soluções para reduzir custos, obter ganhos de produtividade e recuperar rentabilidade, considerando que, em 2012, a maioria das siderúrgicas chinesas operou com prejuízo ou lucro próximo a zero. O seu conhecimento e sua atuação em um órgão governamental – independente das siderúrgicas e que produz estatísticas e trabalhos técnicos ligados a todos os segmentos de materiais metálicos com foco na siderurgia – trarão grande contribuição para a discussão.

Os participantes do Seminário conhecerão a estratégia dos fabricantes de aços estruturais e para óleo e gás – segmentos de maior representação na siderurgia russa – por meio da palestra de Kosyrev. O TSNIIChermet, instituto a que ele é vinculado, trabalha em parceria com as usinas em projetos na Ucrânia e Bielorússia, que dá suporte ao desenvolvimento técnico e de processos.

Enfatizando a evolução histórica da siderurgia na Índia, o doutor Banerjee, também falará acerca do desenvolvimento de projetos e de novas instalações. A sua inserção em uma empresa de consultoria e engenharia ligada ao governo indiano, que apoia o desenvolvimento e a análise de projetos e novos investimentos também agregará importantes informações ao debate e ao trabalho dos profissionais presentes.

A CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração será a empresa anfitriã do 44º Seminário de Aciaria – Internacional que terá na programação outra mesa-redonda para debater os fatores críticos de engenharia e projetos na indústria siderúrgica. O assunto, segundo Martinez, é fruto de demanda do próprio setor minerometalúrgico brasileiro, que busca formatar uma abordagem, teórica e prática, apoiada em benchmarking.

O seminário terá ainda apresentações de trabalhos de profissionais ligados à indústria do aço e à academia, cursos, exposição das empresas patrocinadoras e visita técnica à CBMM no último dia do evento.

Serviço

44º Seminário de Aciaria – Internacional

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Data: 26 a 29 de maio de 2013

Local: Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá

Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/aciaria/2013/informacoes-gerais.asp

Telefone: (11) 5534-4333, ramal 111.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…