Cidade

Requerimento de isenção do IPTU é iniciado

Com a proximidade do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com primeira parcela ou cota única em 30 de março, a Secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão iniciou nesta semana o período de requerimento de isenção. De acordo com o parágrafo nono do artigo 18 da Lei nº 6.367, de 19 de abril de 2013, são isentos do pagamento os imóveis pertencentes a qualquer título a aposentado ou pensionista cuja renda familiar não exceda de dois salários mínimo e que comprovem, residir e ser titular da posse do imóvel cuja área construída de até 200 metros quadrados, dentro de um único terreno.

De acordo com o parágrafo nono do artigo 18 da Lei nº 6.367, de 19 de abril de 2013, são isentos do pagamento os imóveis pertencentes a qualquer título a aposentado ou pensionista cuja renda familiar não exceda de dois salários mínimo e que comprovem, residir e ser titular da posse do imóvel cuja área construída de até 200 metros quadrados, dentro de um único terreno.

Em relação ao ano anterior, o valor do imposto foi reajustado em 6,58% índice do IPCA Especial do IBGE. A arrecadação continua sendo revertida em 15% para saúde e 25% para educação. O desconto para quem optar por cota única será de 10%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, com pagamento no último dia útil de cada mês. A parcela mínima é corresponde ao valor da Unidade Fiscal do Município: R$ 48,50.

O setor de Tributos está com atendimento para isenção até a véspera do início da cobrança do imposto, na Rua Presidente Olegário Maciel, 366, Centro. De acordo com o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernandes Cândido de Barros, é recomendado que os moradores que se enquadrem no perfil exigido para a isenção procurem o departamento de Tributos com a máxima antecedência possível.

“Fazemos o apelo para que ninguém deixe para a última hora, pois passado o prazo a pessoa não terá mais direito à isenção. Consideramos também a metragem do imóvel, pois não são todos que têm isenção, e o tipo de construção. Então a pessoa precisa trazer o comprovante (carnê com informações do imóvel) para que o servidor responsável da área encaminhe para que o reconhecimento da isenção”, explicou.

A documentação requerida é Xerox do contrato de compra e venda ou escritura do imóvel, documento pessoal e o carnê do IPTU. Para aposentados é necessário apresentar, também, comprovante de benefício e carta de isenção de 2016 ou carta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…