Política

Reunião da Câmara é marcada por protestos nas áreas de educação e habitação

Os setores de educação e moradia popular foram temas de protestos promovidos durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá na tarde desta terça-feira (14).

Vereadores aproveitaram a lotação do plenário para pronunciamentos inflamados na tribuna e até posaram para fotos com os manifestantes, com vistas para as eleições que começam em 16 de agosto e visibilidade em redes sociais, e outros foram mais objetivos para buscar soluções juntos ao Poder Executivo.

Foto: Diário de Araxá

Na educação, pais de alunos da Escola Municipal Alice Moura cobravam da prefeitura uma definição quanto à mudança da instituição das instalações do Sesc Araxá – que não tem interesse em renovar o contrato e vai utilizar do espaço para a implantação de uma escola própria – para um local com estrutura semelhante ou até mesmo a construção de uma nova escola. A instituição atende cerca de 500 alunos.

A outra manifestação na educação foi promovida por uma equipe da creche do Lar Santa Terezinha, que cobra recursos públicos para que a unidade mantenha o seu atendimento. A entidade também busca ajuda na iniciativa privada.

Na área da habitação popular, beneficiários das casas do loteamento Pão de Açúcar 4 (Minha Casa, Minha Vida) reivindicavam a entrega das unidades. Inicialmente, o atraso foi justificado pela falta da ligação de água e luz no empreendimento e a entrega estava prevista para julho.

Mas, de acordo com o assessor de Habitação da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, Vergilio José da Silva Júnior, que esteve na Câmara, houve uma reprogramação do Ministério das Cidades e ainda não foi repassada uma nova data para a entrega das casas.

“O prefeito Aracely de Paula está reivindicando em Brasília para que esta data seja definida e as casas sejam entregues. O empreendimento já está pronto, 100% concluído, e só estamos aguardando essa definição por parte do Governo Federal”, afirma.

O presidente da Câmara, Carlos Roberto Rosa, disse que o Legislativo vai trabalhar junto ao Executivo em busca de soluções para as demandas apresentadas pelos manifestantes.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá informa que “o prefeito Aracely de Paula autorizou a realização dos levantamentos necessários para que seja determinada uma área institucional onde será construída a sede própria da Escola Municipal Alice Moura até fevereiro de 2017, antes do início das aulas.”

Diz ainda que “se acontecer algum imprevisto referente à construção da sede da Escola Municipal Alice Moura, a Prefeitura de Araxá alugará um espaço para abrigar alunos, professores e toda a comunidade escolar até que a obra seja concluída.”

Fotos: Diário de Araxá

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…