Categorias: Política

Roberto fica na presidência da Câmara por mais um ano

Da Redação/Jorge Mourão – A permanência do vereador Carlos Roberto Rosa (PP) na presidência da Câmara Municipal de Araxá por mais um ano (até o final de 2011), e consequentemente da atual Mesa Diretora, caiu de surpresa durante a reunião ordinária desta quinta-feira (4). Isso aconteceu graças à aprovação por 7 votos favoráveis de um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de autoria do vereador Márcio de Paula (PR), líder do governo, apresentada antes das votações dos projetos. O mandato de Roberto na presidência terminaria no final deste ano.

Além de Márcio de Paula, votaram a favor da prorrogação da atual Mesa Diretora os vereadores Marco Antonio Rios (PSDB), Lídia Jordão (PP), Mateus Vaz de Resende (2º secretário/DEM), José Maria Lemos Júnior (Juninho/DEM), Edna Castro (PSDB), e o próprio Roberto. Foram contrários os governistas José Domingos Vaz (vice-presidente/PDT), César Romero da Silva (Garrado/PR) e José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão/PMDB).

Márcio de Paula justificou que era contrário à reeleição por mais dois anos de Roberto na presidência, que até então tramitava na Casa, mas que a emenda foi motivada por interesse excepcional na permanência de Roberto no cargo por mais um ano, principalmente em função dele poder inaugurar e conduzir os trabalhos na futura sede do Legislativo por mais um ano, principal projeto da administração do vereador progressista ao assumir a presidência. A obra, antes prevista para ser entregue no início deste segundo semestre, deve ser concluída entre o final do ano e início de 2011.

O ponto negativo durante a apreciação da emenda foi motivado pelo vice José Domingos, que pleiteava uma vaga na presidência da Casa para o próximo dois anos e contava com o apoio do prefeito Jeová Moreira da Costa. Inconformado, durante a apresentação da emenda ele tentou passar o seu celular para a vereadora Edna Castro na tentativa de impedi-la em votar a favor. Não foi confirmado quem estaria na ligação, mas especula-se que seria Jeová.

Roberto pegou o aparelho alegando que “não era momento de falar ao telefone por estar em uma votação de projeto”. Em seguida, José Domingos pediu à secretaria-geral da Casa para que fosse registrado em ata anulação dos votos de Roberto e Edna Castro por serem de interesses próprios, mesmo ele tendo o cargo de vice garantido por mais um ano.

Se fosse por interesse próprio, o presidente então retrucou para que se registrasse em ata, então, a anulação dos votos favoráveis de José Domingos aos projetos do Executivo porque “seriam de interesse direto do vice-presidente por ser da família (concunhado) do prefeito Jeová”.

Com isso, José Domingos se enfureceu e disse que Roberto estava faltando com a ética e com o respeito aos familiares do prefeito. Falou ainda que “o presidente não cumpriu o compromisso com Jeová por ter conseguido a cadeira de presidente, e ainda estava fazendo uso da máquina pública.” Também repudiou a atitude de Roberto por “ter tomado o celular de suas mãos e desligado a ligação”.

Roberto deu continuidade à reunião e precisou convocar duas reuniões extraordinárias para que o projeto fosse definitivamente aprovado nas votações seguintes, por mudança de quorum. Na segunda e terceira votação, os vereadores Garrado e Pezão deixaram o plenário, respectivamente.

Roberto comenta a aprovação e o clima tenso

“Os vereadores foram gentis comigo, entenderam o nosso trabalho em construir a nova Câmara Municipal, a criação do Museu da Memória Legislativa Araxaense e a (criação da) futura Associação dos Agentes Políticos. Teremos o privilégio de comandar esta Casa por mais um ano, com o apoio da maioria. Pode ter certeza de que no decorrer do mandato vamos ter o apoio de todos os vereadores. Esperamos fazer o melhor trabalho possível, como temos procurado fazer”, afirmou o vereador durante entrevista concedida à imprensa.

Em relação ao “compromisso não cumprido alegado por José Domingos”, disse: “Compromisso não houve, mas eu respeito o vereador José Domingos, é um grande companheiro, respeito o entendimento dele. Plenário é isso mesmo, é um local de debate, de falar, chorar, protestar, e eu já fiz isso muita vezes. Já perdi muitas vezes, mas hoje eu tive a oportunidade de continuar na presidência da Câmara.”

Já sobre o “episódio do celular”, falou: “Na hora de passar o telefone, ele (José Domingos) passou na minha frente e eu disse para esperar porque estava justamente no calor do debate, mas não houve desentendimento, não houve má fé, não existiu a intenção de prejudicar ninguém. O objetivo é atender a comunidade de Araxá.”

A emenda aprovada automaticamente anula a reeleição do presidente para os próximos dois anos, mas ainda continuam tramitando os projetos do fim do recesso parlamentar em julho, da implantação de um sistema simplificado (ágil) e votação e alteração da data da solenidade de posse dos vereadores (atualmente 1º de janeiro de cada início de legislatura).

Consciência tranquila

Edna Castro disse estar com a consciência tranquila por votar a favor da prorrogação de Roberto na presidência por mais um ano.

“Estou muito feliz, respeitando todos os presidentes que passaram, mas o Roberto é especial, tem aquele jeitinho que infelizmente não deixou que a gente conhecesse antes – bondoso, humano, sempre respeitando os interesses da coletividade. A (nova) Câmara não está pronta e já pensou você criar um filho durante dois anos e de repente ter que passá-lo para outra pessoa, simplesmente não participar mais disso diretamente? Eu sei que o Roberto entenderia isso, mas a maioria entendeu que ele deverá permanecer por mais um ano, isso vai dar mais uma tranquilidade não só para nós vereadores como para o prefeito também.”

Em relação à atitude de José Domingos com o celular, falou: “Nem prestei a atenção, eu estava tão entusiasmada com a leitura (dos votos), a gente sempre presta muita atenção. Não fiz nada para prejudicar a administração, tudo que eu fiz foi pensando de ver quem é prefeito, porque o prefeito não é o José Domingos e, sim, o doutor Jeová. Tenho certeza de que a administração vai continuar se dando bem, principalmente em harmonia com o prefeito e o Legislativo. Acredito que esse telefonema não era para o doutor Jeová interferir em alguma coisa. Ele teve tempo para falar comigo esse tempo todo para querer me impedir de votar, e ele não o fez, não entendi essa coisa que aconteceu, eu sei que ele (o prefeito) nos respeita o tanto quanto o respeitamos.”

José Domingos sai rapidamente do plenário ao final da reunião

O vice-presidente da Câmara não quis falar com a imprensa e deixou o plenário rapidamente ao final da reunião, enquanto os vereadores que votaram a favor da emenda comemoravam.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…