Categorias: Economia

Romeu Zema defende união e sensibilidade dos Poderes para reerguer o Estado

O governador Romeu Zema defendeu, nesta semana, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte, a união e a sensibilidade dos Poderes de Minas, para construir soluções que melhorem a vida dos mineiros. Zema foi agraciado e o orador do Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, principal honraria do tribunal.

Romeu Zema ressaltou a situação de déficit orçamentário do Estado e sua missão em encontrar caminhos para uma solução definitiva para a situação, o que só será possível com o empenho de todos.

“Nossos técnicos e os do Tesouro Nacional realizaram uma ampla auditoria nas contas do Estado. A conclusão é a de que não adiantam receitas extraordinárias. A solução tem de ser estrutural. Ao longo das últimas décadas, vimos incessantemente o movimento de estados e municípios com o ‘pires nas mãos’, pedindo ajuda à União. Nós precisamos ajustar nossas contas para não ter que recorrer a ninguém quando não tivermos recursos. Isso só será possível com o ajuste nas contas. Essa é uma realidade. Para enfrentá-la, peço a ajuda, a colaboração e a sensibilidade de todos vocês”, afirmou.

Zema lembrou, ainda, que o alerta emitido pelo TCE pelo descumprimento do limite de gasto com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal foi acertado.

“Estamos noite e dia trabalhando para encontrar saídas para a crise e, assim, cumprir a determinação do tribunal. Necessitamos do apoio, dos conselhos e sugestões de todos os Poderes. Temos um Tribunal de Contas de altíssimo nível, um Judiciário e um Ministério Público empenhados em contribuir, e uma Assembleia Legislativa comprometida com o bem dos mineiros. Posso garantir que o Executivo não pensa em outra coisa senão em criar um ambiente sustentável para as futuras gerações. Então, temos todos os ingredientes para tirar o Estado do buraco”, finalizou.

O presidente do TCE, conselheiro Mauri Torres, também destacou a importância do equilíbrio entre os Poderes e o trabalho do tribunal em ser parceiro das instituições.

“O interesse de todos nós é que o Estado resolva os seus problemas. Temos que estar imbuídos em contribuir para que o Estado recupere a sua economia, a sua condição de investir e de saldar os seus compromissos com os servidores. Todos vivemos do sucesso do poder público e das instituições constituídas no nosso país”, afirmou o presidente do TCE.

advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, também foi agraciado com o colar. Participaram ainda da solenidade o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o procurador-geral do Ministério Público, Antônio Sérgio Tonet; o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio; secretários de Estado, conselheiros do TCE e demais autoridades civis e militares.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…