Categorias: Política

Ronito é nomeado para administrar o Frigorífico Municipal

DA REDAÇÃO – Ronito Roberto dos Reis, ex-candidato a prefeito de Araxá nas eleições municipais 2012 pelo PMN, assumiu administração do Frigorífico Municipal (antigo Frigorífico Pacheco) desde o início de 2013. Segundo ele, o convite partiu do prefeito Jeová Moreira da Costa após o fim do pleito eleitoral para ser administrador do frigorífico, que chegou a ser interditado por não atender as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2012, entre as mais graves, a utilização de água sem tratamento adequado para a indústria.

De acordo com Ronito, ele resolveu aceitar o convite de Jeová por ter um sonho de participar da administração pública de Araxá. “Desta oportunidade que ele me propôs, aceitei o desafio e estamos aqui prontos para fazer que esse frigorífico funciona bem que o povo de Araxá tenha uma carne de qualidade acima de qualquer suspeita de doença e quem sabe com o trabalho que a gente quer desenvolver que o preço melhore”, diz Ronito.

“Hoje tenho visto em Araxá que o preço da carne está acima do normal do que teria que ser, então, o nosso desafio é fazer um bom trabalho no Frigorífico Municipal e botar um produto de qualidade ao povo de Araxá em um preço mais acessível”, acrescenta.

Ronito relata que a partir do momento que a prefeitura assumiu a responsabilidade do Frigorífico Municipal, o Executivo enfrentou muitos problemas.

“O frigorífico ficou parado a mais de um ano com muito mato na entrada, com animais peçonhentos e uma série de irregularidades, mas em um prazo mais curto resolvemos a maioria dos problemas aqui e o que falta é a parte burocrática que depende de outros órgãos fiscalizadores e estamos correndo atrás com a papelada para que isso seja resolvido em menor tempo possível”, comenta o novo administrador do frigorífico.

Ronito prevê que o frigorífico funcione com aproximadamente 25 funcionários direta e indiretamente. “A princípio, nós vamos trabalhar apenas para a cidade de Araxá (com a criação do Sistema de Inspeção Municipal). De acordo que a gente for conseguindo os credenciamentos necessários para aumentar a produção, nós também vamos aumentar o número de funcionários.”

“O intuito nosso é tentar colocar uma carne com o preço um pouco abaixo do que estar no mercado. Se a gente chegar colocando um preço de abate mais caro consequentemente essa carne vai aumentar mais o preço do consumidor. Não temos condições de te dar esse preço ainda, mas próximo a inauguração nós vamos ter uma tabela definida e fazer uma reunião com os frigoríficos para resolver essa questão da melhor maneira possível”, salientou Ronito.

Ronito afirma que a estrutura do frigorífico será mantida. “A estrutura física vai ser apenas melhorada. Nós vamos fazer um reparo todinho na parte de refrigeração que é a alma do frigorífico que realmente conserva o produto depois do abate. Vamos fazer um pente fino nessa parte o que está faltando. São pequenos detalhes que precisam ser melhorados. O importante é que tenha um bom processo de refrigeração para ter qualidade no produto final”, esclarece.

Segundo o prefeito Jeová Moreira da Costa, a Câmara vai receber um projeto referente a parte operacional do frigorífico. “Nós vamos encaminhar para a Câmara um projeto do funcionamento da parte operacional do frigorífico que tivemos que assumir nesse governo. Tinha a classe dos produtores, a classe dos comerciantes e a própria população que não estava sendo beneficiada com esse elemento que é fundamental na alimentação do brasileiro que é a carne bovina e suína”, conclui Jeová.

A previsão do poder público é que depois do projeto aprovado pelo Legislativo, a reabertura do Frigorífico Municipal seja feita em um prazo de 60 dias.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…