Categorias: Cidade

Satis mostra novidades no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Fabricante de produtos de nutrição vegetal, a brasileira Satis vai apresentar na 39ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras os resultados obtidos a partir do uso do Mathury. Esta é uma solução inovadora desenvolvida pela empresa que uniformiza a maturação dos frutos do café e aumento o volume de frutos cereja. Com o slogan “Com boa tecnologia, mais café se anuncia”, o evento ocorrerá em Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro. A organização é da Fundação Procafé.

Lançado recentemente no mercado, o Mathury foi desenvolvido com o conceito da Satis de trabalhar em produtos que, além de nutrir, promovam naturalmente importantes funções do metabolismo vegetal. O Mathury uniformiza a maturação dos frutos do café de forma diferenciada: atrasa o desenvolvimento dos grãos da parte superior – os primeiros a amadurecer -, fazendo com que os mesmos acompanhem o ritmo de desenvolvimento da parte mediana e inferior da planta. “O produto aumenta o volume de frutos cereja e reduz em 80% as perdas dos frutos mais maduros”, explica o gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Satis, Aedyl Nacib Lauar.

Segundo o técnico da Satis, a maior porcentagem de frutos no estágio cereja significa maior rentabilidade do café e maior retorno financeiro ao produtor, dentre outros benefícios indiretos como redução do tempo de colheita, despolpamento e benefício.

Além do estande para mostrar as novidades para o mercado de nutrição vegetal, a Satis terá o seu produto Mathury referido em seis trabalhos de pesquisadores. São estudos que indicam os benefícios das aplicações em relação a colheitas localizadas nas regiões de Sul de Minas, do Cerrado e do Triângulo Mineiro.

Entre os resultados das pesquisas, é apontado que o Mathury apresenta características de retardar o estágio do café cereja, diminuindo o seco e condicionando maior período para o descascamento, sem prejuízos à qualidade. Ao contrário de outros produtos que agem como maturadores essencialmente da casca, mantendo os grãos com características de verde. Outra análise destaca que o Mathury na maturação dos frutos de café se dá exclusivamente nos frutos no estágio cereja, não atuando sobre os verdes. Sua aplicação em fevereiro e abril apresentou resultados superiores à aplicação única, sendo esta a forma mais adequada de ser aplicado. Os efeitos positivos constatados nesse ensaio auxiliam o produtor na colheita de frutos com maior retorno econômico.

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras pretende reunir técnicos-pesquisadores das mais variadas Instituições do Brasil, de empresas, Institutos e Universidades. O objetivo é divulgar os últimos resultados obtidos através de trabalhos de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café.

Sobre a Satis

Com sede em Araxá, Minas Gerais, as soluções da Satis estão presentes em mais de 30 revendas e em 21 estados brasileiros – destas nove abertas somente este ano. A Satis trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de seus produtos, aplicados especialmente em lavouras como milho, café, soja, trigo, arroz. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes, com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade. A empresa é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida.

Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos que as atendessem. A estratégia tem dado certo. A empresa, com capital 100% nacional, registrou neste período crescimento médio de 15% ao ano. A partir de 2015, o objetivo será crescer anualmente cerca de 30%. Esta meta será alcançada a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros. A empresa também já projeta a construção de uma nova unidade fabril a partir de 2014.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…