Categorias: Saúde

Saúde alerta para prevenção de doenças respiratórias durante o outono

O outono acabou de chegar e muita gente já começa a sentir os sintomas de um problema típico desta época do ano – as doenças respiratórias. Isso ocorre porque o ar seco predispõe à irritação de vias aéreas superiores e, com isso, as pessoas têm mais facilidade para sentir irritação no nariz e garganta. Asma, rinite e bronquite estão entre as enfermidades mais comuns neste período. Gripe e alergias, ou seja, doenças transmitidas por vírus, também costumam acontecer com maior freqüência.
 
De acordo com o coordenador de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Edílson Correa de Moura, a queda da temperatura propicia condições favoráveis para que vírus e bactérias possam se reproduzir e proliferar, infectando, assim, um número maior de pessoas.

“A população tende a ficar mais tempo em lugares fechados, com pouca circulação de ar, facilitando com isso a transmissão de doenças. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções por vias aéreas superiores, como nariz, boca e laringe”, explica.
 
Cuidados
 
Pessoas com simples irritações das vias aéreas (nariz e boca secos, sensação de irritação na garganta) devem manter o organismo hidratado, ingerindo bastante líquidos, além de utilizar soro fisiológico nasal com freqüência e manter uma vasilha com água no quarto, caso o tempo esteja muito seco.
 
Para as pessoas com alergia, recomendam-se os mesmos cuidados e ainda o afastamento dos agentes que provocam a alergia como a poeira, pêlos de animais, cheiros irritantes e bolor.

Vale lembrar, ainda, que, as roupas que ficaram guardadas durante todo o verão podem conter bolores, fungos, entre outros aeroalérgicos que ficam em suspensão no ar por muito tempo. Por isso, é necessário que tais peças sejam lavadas antes de serem utilizadas.
 
Todas essas ações devem ser acompanhadas de tratamento médico. A auto-medicação está contra-indicada, pois muitos antialérgicos contêm cortisonas, que são medicamentos com vários efeitos colaterais, que devem ser usados apenas com indicação de um profissional.
 
Para as doenças infecciosas, uma boa alimentação já é um bom começo para ter uma boa resistência às doenças respiratórias. Além disso, evitar exposição excessiva ao frio ou à fumaça (especialmente de cigarro), praticar atividades físicas e ingerir bastante liquido também ajudam a prevenir esses males.

Existem, ainda, vacinas para gripe e algumas infecções respiratórias bacterianas (pneumocócica e outras), que estão indicadas em alguns grupos, conforme a faixa etária.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…