Categorias: Turismo

Sebrae apresenta projeto para desenvolver o comércio e o turismo de bem-estar

Da Redação – Revitalizar o meio urbano de Araxá, transformando-o em um local agradável, que propicie tranquilidade e qualidade de vida para moradores e turistas é o objetivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas Gerais, Prefeitura de Araxá e do Grupo de Desenvolvimento de Ações Estratégicas (GDAE) por meio do Projeto Araxá – Cidade do Bem-Estar.

O projeto consiste no desenvolvimento de identidade visual urbana, reconfiguração e ampliação do conjunto da Encosta do Cristo, transformações nas avenidas Imbiara e Wilson Borges e criação do Jardim Gastronômico. As ações foram apresentadas a representantes de diversas identidades em Araxá na tarde de ontem (31), no Tauá Grande Hotel.

As melhorias e modificações na área urbana formarão o Circuito dos Sentidos (visão, olfato e paladar) – roteiros que retratam as características da cidade, incorporando o conceito de bem-estar, comum no complexo termal, à área urbana.

O Circuito da Visão será implantado no Conjunto da Encosta do Cristo e prevê a recuperação da cobertura vegetal, criação de novos acessos e percursos na mata, trilha ecológica, espaço para museu e jardim botânico.

A concentração de vários restaurantes na avenida Imbiara é fator determinante para a criação do Circuito do Paladar. O alargamento de calçadas e o plantio de árvores frutíferas do cerrado como Araticum, Tamarindos, Gabirobas e Cagaitas valorizará a região. O grande destaque do circuito será o Jardim Gastronômico.

A implantação de duas faixas de ciclovia na avenida Wilson Borges e a melhoria do piso da pista de caminhada – separadas por faixa de jardim com flores aromáticas – formarão o Circuito do Olfato. Por toda extensão da avenida haverá intervenções para garantir prioridade ao pedestre, como elevação do piso em locais de travessia de pessoas e bicicletas. Praça para crianças, praça de alongamento e praça de exercícios também estão previstas no projeto.

A analista do Sebrae Minas, Nayara Montandon, afirma que a parceria entre o Estado e agentes desenvolvedores da cidade será essencial para o sucesso e a viabilização do projeto.

Para ela, “ao revitalizar a área urbana de Araxá todos serão beneficiados. A população, que ganha um centro revigorado, corredores inteligentes de trânsito e novas opções de lazer, e os setores de turismo e comércio, que ganharão alternativas turísticas, novos clientes e visitantes”.

O escritório Jorge Wilheim Consultores Associados, responsável pelos planos urbanísticos de Curitiba, Joinville, Goiana, entre outros, desenvolveu o projeto.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…