Agronegócio

Secretaria de Agricultura e IMA realizam seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizam de 7 a 9 de novembro (segunda a quarta) o 1º Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal, no Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro-MG), na cidade mineira de Pedro Leopoldo.

Para o superintendente de Interlocução e Agroindústrias da Seapa- Milton Nunes, o 1º Seminário Técnico e Científico sobre o QMA foi idealizado para trabalhar as diversas questões que só podem ser definidas após comprovação científica.

Segundo Milton, os queijos produzidos através de leite cru precisam ser estudados e pesquisados, afinal, trata-se de alimento, assim o Queijo Minas Artesanal – QMA é considerado patrimônio dos mineiros e é produzido em seteregiões produtoras: Canastra, Cerrado, Araxá, Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Triângulo.

O gerente de Educação Sanitária e Apoio à Agroindústria Familiar do IMA Gilson de Assis Sales, da comissão organizadora do evento,  explica que o objetivo do seminário é promover um ambiente que propicie compartilhar informações técnico-científicas sobre  o queijo minas artesanal  fomentando o diálogo entre produtores,  meio acadêmico, iniciativa privada e entidades do  setor.

“A realização do seminário surgiu a partir de uma percepção da necessidade de um volume maior de informações científicas sobre o assunto. Com o seminário queremos iniciar um processo pelo qual  pesquisas futuras estejam em sintonia com as demandas apresentadas  pelos produtores,  pelo estado e academia”, ressalta Gilson Sales.

A estimativa é que cerca de 200 pessoas, entre técnicos da iniciativa pública, profissionais da área privada e pesquisadores participem do evento. Serão ministradas 12 palestras por profissionais e pesquisadores da UFMG, Embrapa Gado de leite, Epamig, Funed, UFV, IF Sudeste Campus Rio Pomba e Matec (França).

De acordo com Sales, durante o seminário o público poderá contribuir com sugestões de novas pesquisas a serem realizadas e que poderão, futuramente, subsidiar os órgãos responsáveis na elaboração de normas e legislações para controlar e normatizar a produção do Queijo Minas Artesanal.

“Entre as informações que precisam ser alinhadas estão o período adequado de maturação dos queijos para cada microrregião produtora, o estudo da microbiota dos queijos, o potencial probiótico (benéfico) das bactérias ácido láticas presentes nos queijos e a composição do fermento lácteo natural (pingo) das regiões, entre outras”, enumerou Gilson Sales.

A legislação identifica como QMA o produto que apresenta consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, confeccionado a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem.

Para a abertura do evento, em 7/11, às 13h, estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, do diretor-geral do IMA Marcílio de Souza Magalhães, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária  Nivaldo da Silva, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Roberto Simões, do coordenador do Lanagro Ricardo Aurélio Pinto do Nascimento, do presidente da Emater- MG Glênio Martins e do presidente da Epamig Rui da Silva Verneque.

Serviço:

1° Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal

Dias: 7, 8 e 9 de novembro

Local: Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro)  – Av.  Rômulo Joviano, s/nº –  Pedro Leopoldo (MG).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…