Categorias: Saúde

Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção e combate ao diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o próximo dia 20 uma série de ações que visando à prevenção e combate ao diabetes com o tema Diabetes: Educar para Prevenir. Todas as Unidades de Saúde, PSFs e pontos itinerantes, como no Terminal Rodoviário nesta manhã (11), terão profissionais atendendo a população com aferição de pressão, teste de glicose, índice de massa corporal. Para as pessoas que já têm a doença, é verificado o pé diabético (se existem lesões e como deve ser feito o tratamento).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 14 milhões de brasileiros têm a doença. O dia Mundial do Diabetes é lembrado em 14 de novembro e a campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido diretamente ou indiretamente nos cuidados com a doença.

Para a enfermeira referência técnica em hipertensão e diabetes, Heloísa Cecília da Trindade Teixeira, é melhor trabalhar a prevenção do que deixar a doença se instalar nas pessoas.

“Nós estamos mobilizando Araxá com ações de saúde. Todas as Unidades de Saúde estarão recebendo pacientes e todos terão a disposição testes de glicose, aferição de pressão e apoio de nutricionistas para falar da importância da alimentação e do exercício físico”, destaca.

“Como a doença tem uma instalação silenciosa, a pessoa, às vezes, nem sabe que tem e, em ações como esta, pode-se descobrir. Por isso, estaremos orientando sobre quais os cuidados a pessoa deve ter”, acrescenta.

Heloísa destaca que alguns fatores do diabetes são hereditários, mas muitos podem ser mudados. “São fatores de risco para o diabetes a falta de exercício, alimentação inadequada e também a hereditariedade. Existem fatores que podem ser modificados e outros que não, como a hereditariedade, mas aqueles que podem ser alterados nós vamos orientar para que a pessoa não venha a ter diabetes”, afirma.

Nutrição

A nutricionista Aline Soares de Oliveira Alves destaca que os diabéticos devem controlar o açúcar, ou cortar, dependendo do tipo de diabetes. “Quando está no início da doença a gente pede para cortar o açúcar, mas o carboidrato dos outros alimentos estará continuando. Agora quando o diabetes está mais evoluído o controle deve ser mais rigoroso”, destaca.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…