Categorias: Turismo

Secretaria promove city tour com empresários nos principais pontos turísticos de Araxá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias está promovendo um city tour nos principais pontos turísticos de Araxá com empresários do setor e imprensa.

O ponto de saída foi no Centro de Informações Turísticas (antiga rodoviária), às 8h30, com destino ao Parque do Cristo, que tem uma bela vista panorâmica da cidade. A segunda parada foi na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), onde os visitantes conheceram a fábrica de artesanato (tear antigo) e foram recepcionados com um café da manhã.

A manhã do city tour continuou com a visita aos museus Histórico Dona Beja, Calmon Barreto e Memorial de Araxá. Logo depois os visitantes foram ao Centro de Desenvolvimento Ambiental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e almoçaram no restaurante da mineradora.

Durante a tarde, os pontos visitados foram o Horizonte Perdido e o Grande Hotel. De acordo com a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, o objetivo do city tour é despertar o interesse nos empresários para que tenham um conhecimento maior sobre os pontos turísticos e história de Araxá.

“Durante as reuniões que promovemos nesses dois meses de governo sentimos que a maioria do trade turístico não tem conhecimento de todos os pontos da cidade. Precisamos vender o nosso turismo para que as pessoas tenham as informações corretas. Com mais atrativos, elas permanecem mais dias na cidade”, afirma Alda Sandra.

A secretária acrescenta que o turismo de negócios em Araxá está consolidado e uma das metas da prefeitura é alavancar o turismo de lazer.

“Temos vários projetos para os quatro anos de governo, como a revitalização da avenida Antônio Carlos, o Espaço do Conhecimento (área do antigo mercado municipal) que será construído pela CBMM, além de espaços multiusos para que o turista tenha mais atrativos”, diz.

<strong>Pontos turísitcos

Mirante do Cristo – está situado no alto de Santa Rita, de onde se tem uma visão panorâmica de boa parte de Araxá. O acesso pode ser feito pela escadaria da avenida Dâmaso Drummond (236 degraus) ou pela entrada da avenida Washington Barcelos. O local também conta com restaurante.

Árvore dos Enforcados – uma lenda da cidade conta que três escravos que mataram o seu senhor foram capturados e enforcados na árvore no alto de Santa Rita. A lenda diz que nas noites frias de ventania ainda se ouve os gemidos de dor desses escravos. O local abriga o Centro de Referência da Cultura Negra que tem um pequeno memorial em homenagem a pessoas da raça negra que fazem parte da história de Araxá.

Fundação Cultural Calmon Barreto – a antiga Estação Ferroviária, restaurada e tombada pelo patrimônio histórico municipal, foi instituída em 1984 como fundação. A entidade atua como órgão responsável pelas ações culturais de Araxá. O local abriga a fábrica de artesanato e grande acervo (fotos, jornais, documentos) histórico de Araxá.

Museu Histórico Dona Beja – com o nome da famosa figura feminina mineira Ana Jacinta de São José (Dona Beja), o museu abriga objetos e documentos relativos à história e tradições de Araxá. O casarão construído na segunda metade do século XIX foi adquirido e doado ao município por Assis Chateaubriand, em 1965.

Museu Calmon Barreto – óleos, aquarelas, gravuras, medalhas e esculturas do maior artista araxaense Calmon Barreto, que contou a história de Araxá através de suas obras.

Memorial de Araxá – resgata a memória dos cidadãos que ajudaram a construir a cidade. Possui um rico e variado acervo que retratam histórias e costumes de Araxá.

Centro de Desenvolvimento Ambiental (CBMM) – conta com animais típicos da fauna do Cerrado que recebem cuidados de veterinários e pesquisadores. Há também um viveiro com mudas de plantas típicas do Cerrado, que são doadas para os funcionários e moradores.

Horizonte Perdido – o Morro da Ventania, também conhecido como Horizonte Perdido, possui um mirante natural com uma bela vista. O local também conta com trilhas ecológicas e rampa de paraglider e asa delta para os adeptos de esportes radicais.

Grande Hotel – situado no ponto turístico mais visitado de Araxá, o Barreiro, sua construção aconteceu entre 1937 e 1944, por iniciativa do presidente Getúlio Vargas e governador de Minas, Benedito Valadares. Primeiramente, funcionou como hotel-cassino e tem um interior sofisticado e luxuoso. Abriga também as Termas, um centro estético que tem banhos com lama negra, piscina emanatória e outros.

Fonte: Centro de Informações Turísticas – praça Coronel Adolfo, 10, Centro. (34) 3661.6165.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…