Categorias: Educação

Segunda Conferência Municipal da Juventude é sucesso em Araxá

Aconteceu no anfiteatro do Colégio Luiz Antônio Correia de Oliveira (Polivalente), a Segunda Conferência Municipal da Juventude, evento que visa discutir diretamente com os jovens, políticas públicas como forma de melhorias para problemas que afligem a classe atualmente.

O fórum ficou dividido em nove eixos, dentro dos quais foram tratados assuntos como, drogas, sexualidade e empregabilidade. Como resultado foram eleitas oito propostas que, segundo os participantes, merecem mais atenção por parte dos governos estaduais e municipais. Essas reivindicações serão apresentadas durante a conferência estadual, que acontecerá em Araxá no mês de novembro.

Na ocasião ainda foram eleitos dois delegados que vão representar Araxá durante o fórum estadual. Estes terão a incumbência de apresentar e defender as ações selecionadas aqui como metas a serem atingidas no mais curto prazo possível.

Da conferência estadual sairão algumas das propostas selecionadas em todos os municípios participantes, estas serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, que irá avaliar cada situação por uma comissão específica que vai direcioná-las à assembléia legislativa do estado como projetos de lei.

A conferência contou com a participação do Superintendente de Mobilização Jovem da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Tomás Lafetá, que acompanhou de perto todo o debate. Tomas elogiou a participação e a mobilização da juventude local nesse sentido. “Em todos os municípios que passamos, principalmente em Araxá, a aceitação tem sido grande. Os jovens vêem estas ações de maneira muito positiva, pois se trata de um momento em que eles podem propor suas ideias e estas ideias podem ser transformadas em políticas”, salientou.

Um dos temas mais debatidos foi o acesso ao trabalho, para o superintende esse é um dos carros chefe para o fortalecimento da economia. “Nós universalizamos a educação, mas nós ainda temos um problema, em que a economia não cresce e não gera postos de trabalho para os jovens”, destacou.

A estudante Bruna Arantes, 20 anos, foi uma das delegadas escolhidas para representar Araxá no fórum estadual em novembro. Bruna, que também é uma das idealizadoras do projeto na cidade, acredita que o resultado foi positivo e fala a respeito da importância desta mobilização. “Não é só focar nos problemas, é necessário buscar as soluções e participar realmente. É hora da gente participar”, disse.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…