Categorias: Polícia

Segunda fase da Operação Houdini apura desvios de recursos da Associação dos Aposentados

A Polícia Civil de Araxá deflagrou, nesta quarta-feira (3), a segunda fase da Operação Houdini, destinada à apuração de desvio de recursos públicos que foram repassados a entidades do terceiro setor entre os anos de 2014 e 2015.

Suspeita-se que além de recursos públicos tenha ocorrido possível desvio e apropriação de valores da própria Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá (AAPA).

Os policiais estiveram em cinco imóveis. Três deles de pessoas ligadas a uma das empresas que teriam prestado serviços à AAPA. Os pagamentos a esta empresa foram feitos com recursos públicos transferidos do município para a entidade. Foram encontrados indícios de superfaturamento e não-execução dos itens constantes nas notas fiscais. Também foram cumpridas buscas no escritório de uma prestadora de serviços da empresa e na casa de uma ex-funcionária da AAPA.

Foram apreendidos 10 aparelhos celulares, dois notebooks, dois computadores, quatro tablets, um HD externo, um GPS, três pen drives e dois cartões de memória, além de documentos e livros fiscais, que serão inspecionados para obtenção de provas.

A polícia vai se pronunciar à imprensa após a conclusão das investigações.

Até o fechamento desta matéria, o Diário de Araxá não conseguiu contato com a entidade.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Houdini foi realizada em 2017. Na época, foi apurado desvios de recursos por pessoas ligadas ao Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-brasileira de Araxá (Coafro). O inquérito foi concluído, tendo resultado no indiciamento de 10 pessoas pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A partir da primeira investigação, houve desdobramento em mais oito inquéritos policiais, todos em tramitação, por ter sido encontrados suspeitas de crimes em outras entidades.

O nome da operação faz alusão ao mágico Harry Houdini, famoso ilusionista da história. A referência ao mágico tem relação com as condutas criminosas apuradas, consistentes em estratégias para iludir os órgãos públicos e a sociedade, encobrindo a verdade intenção, de apropriação de recursos públicos e de terceiros. 

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…